terça-feira, 7 de setembro de 2021

ROTTMANN EVADIDO EM HAUTE-GARONNE

 

Uma senhora residente no departamento francês de Haute Garonne, desesperada por ter perdido o seu cão durante um passeio em Longages, ocorrido em Julho passado, promete agora dar 1.000€ de recompensa a quem lho entregar. O animal chama-se “Pumba”, é um “Rottmann” (cruzado de Rottweiler com Doberman) e tem dois anos de idade. O desaparecimento deste cão ficou a dever-se à perseguição que empreendeu atrás de um coelho num campo de girassóis e a sua dona nunca mais o viu.

Desde então, a sua proprietária tem sido incansável na sua procura, imprimindo pósteres e procurando-o através das redes sociais. O cão tem microchip e terá sido visto na área onde se perdeu, mas ainda não voltou para casa. Através do “La Dépêche du Midi”, jornal diário regional, a senhora disse que o animal “é simpático e que se alguém o vir pode tentar agarrá-lo ou tirar-lhe uma foto”. Esta dona desesperada espera que o montante da recompensa surta efeito, mas até ao momento só tem recebido informações maioritariamente falsas.

A mistura Rottweiler X Doberman, hoje designada por “Rottmann”, quando não acidental, tem como objectivo produzir animais ferozes e leais. Contudo, precisa de adequada atenção e não pode ser deixada sozinha muito tempo, devendo participar sempre que possível de todas as actividades familiares, porque a presença do Doberman na sua construção levá-la-á à constante procura da companhia das pessoas.  Estes mestiços são atreitos a várias doenças e problemas de saúde hereditários, dos quais destacamos: displasia do cotovelo; displasia coxo-femoral; doença de von Willebrand; entrópio; doença cardíaca congénita; torção gástrica e Osteossarcoma (cancro ósseo).  Pelo que foi dito, este cruzamento só excepcionalmente conseguirá produzir cães superiores aos que estiveram na sua origem, tanto do ponto de vista sanitário como do laboral. Oxalá a haut-garonnaise encontre finalmente o seu cão.

Sem comentários:

Enviar um comentário