segunda-feira, 13 de setembro de 2021

A POLÍCIA DE KIRCHHEIMBOLANDEN ANDA À PROCURA DE UM KANGAL SOLTO

 

O kangal é uma raça antiga de cães protectora de rebanhos, originária do distrito de Kangal na província de Sivas, na Turquia, um molosso alvo e gigante que se presta inclusive para proteger espécies ameaçadas por todo o globo, assumindo com alguma facilidade o papel de cão de guarda, porquanto é mais versátil e interactivo que a maioria dos molossos e mastins, pese embora o facto de ser pouco conhecido no Ocidente. Mesmo assim, requer um dono ou condutor com alguma experiência com cães desta categoria e com as suas características, para que não se torne por demais instintivo e sem nenhum préstimo, isto se desejarmos fazer dele um cão de estimação igual aos outros. Caso contrário, ele não precisa de nada, já tem tudo e está pronto para varrer tudo o que encontrar pela frente.

No sudeste do estado alemão de Rheinland-Pfalz alguém parece ter abandonado dois Kangal. Nas proximidades de uma estrada secundária no distrito de Kirchheimbolanden, vários condutores avistaram os dois animais anteontem, sábado, dia 11 deste mês, sem qualquer pessoa por perto. A polícia tratou do assunto, mas não foi fácil apanhar os cães porque se escondiam na floresta. Os agentes rapidamente se aperceberam que se tratava de um casal e que os animais se encontravam em péssimo estado. A cadela acabou por ser capturada e foi encaminhada para um abrigo de animais. O macho continua em fuga. A polícia acredita que os animais foram abandonados, porque restos de peru foram encontrados nas proximidades, presumivelmente ali deixados como alimento para os animais, mas tal não foi ainda confirmado, porque também podem ser lixo de um matadouro ali despejado ilegalmente. 

A polícia de Kirchheimbolanden continua empenhada em recolher o macho ainda em fuga, pedindo à população informações que levem à sua captura. O Kangal é considerado uma raça perigosa em Hamburg e no estado de Hessen, obrigando os seus condutores a um teste de carácter e/ou a uma prova de competência. Seria óptimo que o cão em fuga fosse rapidamente capturado, levado para junto da fêmea, sua companheira de desgraça, e que encontrassem finalmente um bom lar onde possam ser verdadeiramente estimados e respeitados.

Sem comentários:

Enviar um comentário