terça-feira, 14 de setembro de 2021

SETE DIAS DE DESGRAÇA E SOLIDARIEDADE

Cem cães foram resgatados das instalações do REFÚGIO ADANA nas colinas da cidade turística espanhola de Estepona, em Málaga, quando um fogo descontrolado ameaçava perigosamente consumir aquele abrigo animal, fogo que já lavra há 5 dias, já consumiu mais de 8.000 hectares de floresta, forçou à evacuação de mais de 2.500 pessoas e que tem sido combatido por bombeiros, soldados e algumas dezenas de aviões (oxalá chova por lá). Ao ver o fogo aproximar-se, Susie Brown, inglesa de Newcastle e presidente daquele refúgio, ligou-se às redes sociais e apelou aos simpatizantes dos animais para que viessem resgatar os cães em perigo. Apesar de ter apenas 100 cães entre cachorros e adultos, 2.000 pessoas responderam afirmativamente ao seu apelo e apresentaram-se para resgatar os animais!

CARLOS MARTINEZ HARRO, bombeiro e pai de dois filhos, morreu no combate às chamas na passada quinta-feira e outros dois bombeiros ficaram feridos no último fim-de-semana, no incêndio que lavra na CORDILHEIRA SIERRA BERMEJA desde quarta-feira, dia 08 do corrente mês. Susie Brown disse que o refúgio Adana, que depende de doações para sobreviver, será seriamente danificado pelo fogo. “Estamos bem no meio do incêndio, provavelmente grande parte das nossas instalações serão destruídas, mas os cães sobreviveram e colocámo-los acima das nossas vidas.” ASHLEIGH McCARTNEY, uma empreendedora de mídia social de Belfast, mãe de dois filhos e residente em Espanha há 19 anos, que escapou ao incêndio por morar em Estepona, cidade que fica no litoral, destacou uma campanha do GoFundMe para angariar dinheiro para a família do bombeiro que morto no incêndio e para apoiar os seus colegas. Segundo a mesma senhora, outra instituição de caridade, a CHAMADA COLECTIVA, tem ajudado os desalojados mais idosos a reunir os seus pertences.

A agência regional da Andaluzia encarregada do combate aos incêndios disse que as reservas de água para combater o incêndio estar a esgotar-se e que este está longe de ser controlado. “A potência e a força deste incêndio florestal são incomuns para o tipo de incêndio que estamos acostumados a ver neste país”, disse Alejandro Garcia, vice-chefe operacional do Plano Infoca. Os bombeiros esperavam que a chuva, prevista para segunda-feira, pudesse ajudar a controlar o incêndio. As autoridades disseram que têm evidências que este incêndio teve uma origem criminosa e continuam a investigar. De acordo com os dados fornecidos pelo governo espanhol, mais de 75.000 hectares de floresta e mato foram queimados nos primeiros oito meses deste ano na Espanha. Como se já não bastassem os poderosos para dar cabo do ambiente, vêm agora os pé-rapado e os loucos reduzir tudo a cinzas. Nestes momentos de catástrofe, pela solidariedade demonstrada, a humanidade não pára de surpreender-me.

Sem comentários:

Enviar um comentário