quinta-feira, 9 de setembro de 2021

CHAMA-SE ZEP É UM K9 E FIQUEI A SABER MUITO SOBRE ELE

 

No Michigan Superior (Upper Peninsula UP), mais propriamente no Marquette County, o Pastor Alemão ZEP, pertencente ao Gabinete do Xerife, foi o último cão-polícia a receber um colete protector contra facadas e à prova de bala, fruto de uma doação, que pesa em média entre 4 e 5 kg, tem uma garantia de 5 anos e o seu valor de mercado oscila entre os 1.744 e os 2.283 dólares.

Tomei conhecimento deste facto quando procurava notícias sobre cães nos Estados Unidos. Curiosamente a notícia vinha acompanhada com a fotografia do Pastor Alemão (ZEP) obsequiado como o colete, o que me espevitou a curiosidade para saber um pouco mais sobre ele unicamente através da foto, foto que é a que se segue. As conclusões a que cheguei vou agora dividi-las com os leitores deste blogue.

Estamos perante um lobeiro negro, com um dos progenitores possivelmente negro uniforme, atendendo à cabeça toda negra e aos riscos negros sobre os dedos, o que não é muito comum em cães desta variedade com 2 anos de idade. Parece-me um cão de “meia-linha” (beneficiamento operado entre cães de exposição e de trabalho), considerando a sua excessiva concavidade anatómica (mãos atiradas para fora, abatimento de metacarpos, dedos abertos, costelas planas e jarrete de vaca). A presença na sua construção de cães de trabalho é visível no peito, que é robusto e cuja formação não foi afectada pelos desaprumos dianteiros do cão. Nota-se claramente que não teve um acompanhamento capaz durante a sua fase de crescimento, que cresceu arredado dos benefícios de uma pista táctica e do concurso aos seus aparelhos e obstáculos, já que os seus membros parecem suportar sofrivelmente o peso do corpo, não obstante serem fortes. Tudo isto pode ter sido agravado se porventura o seu comedouro e bebedouro se encontram na linha do solo. Por outro lado, a disposição dos seus cotovelos sugere que possa descodilhar em marcha, o que poderá levá-lo mais tarde a adquirir bolsas de líquido sinovial nos cotovelos ou nas patas. Sujeito a uma junta veterinária séria, com as menos valias que carrega, que obstam ao seu bem-estar e desempenho, este cão jamais seria aprovado. Ainda bem que recebeu um colete de presente, muito embora o seu peso não lhe faça bem nenhum.

Sem comentários:

Enviar um comentário