sábado, 21 de agosto de 2021

O PEDRO VEIO EM AUXÍLIO DA DÉBORA

 

Ontem o Pedro Rodrigues acompanhou a Débora no decorrer dos trabalhos e a CPA Luna serviu de exemplo ao SRD Kiko, que se agradou da companhia. A aula iniciou-se com a obediência linear conforme se vê na foto acima e evoluiu depois para exercícios de endurance e jogos de controlo. Na foto abaixo vemos o binómio Débora/Kiko a saltar sobre uma ribeira decorativa, onde também é visível a determinação do pequeno cão.

Convocado para o mesmo exercício, o binómio Pedro/Luna executou-o de modo irrepreensível e com uma celeridade louvável. A Luna tem uma ligação ao seu dono admirável, procurando-o com a mesma determinação tanto em terra como no mar.

Os dois binómios em exercício foram depois convidados para um jogo que visa o controlo dos cães, baseado no caminhar sobre uns círculos de pedra de diferentes tamanhos e nem sempre alinhados. O GIF seguinte mostra uma das participações do binómio Débora/Kiko.

Idêntico desempenho foi solicitado ao outro binómio em instrução, que o desempenhou conforme o esperado depois de algumas tentativas não totalmente conseguidas, dificuldades ligadas à precariedade da liderança.

Valemo-nos de um banco de jardim como vertical de 60 cm para a manutenção da Luna e como iniciação aos saltos naturais para o SRD Kiko. Na foto abaixo podemos observar a convexidade de salto do pequeno cão, irrepreensível e de rara beleza, acerto a que não é estranho o adiantamento da dona e condutora.

A Luna saltou o mesmo banco com a maior naturalidade possível, mostrando-se apta para novos e maiores desafios, já que é uma atlética de nomeada e parece ter nascido para a endurance e para os obstáculos de solução mais difícil.

Com umas espreguiçadeiras de jardim à nossa disposição (o Sol já se tinha ido embora), ordenámos aos cães que saltassem por cima e por debaixo delas. Na foto seguinte vemos o Kiko a passar por debaixo de uma, com a Débora a incentivá-lo.

No GIF seguinte podemos observar o desempenho da CPA Luna e aquilatar do grau de dificuldade do exercício, uma vez que a cadela foi obrigada a rastejar para o levar de vencida.

No final da aula colocámos os dois cães à frente dos bancos para reavivar e ensinar o comando de “quieto”. O exercício para a Luna foi trivial, mas para o Kiko foi um grande desafio que ele levou de vencida.

E de tal maneira o venceu, que conseguiu estrear-se a fazê-lo à distância, para espanto de todos os presentes numa demonstração inequívoca do seu potencial que se desnuda a cada dia que passa.

Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Débora/Kiko e Pedro/Luna. A reportagem fotográfica coube ao simpático Pedro da Débora, jovem cavalheiro que só deve tirar as fotos que lhe forem solicitadas e não as que lhe der na gana, porque tirar fotografias a animais nunca foi fácil, requer algum conhecimento prévio e ter o “olho” educado para captar o momento certo  do que é relevante, experiência e saber que não se adquirem do pé para a mão. A montagem dos GIFs esteve a cargo do Paulo Jorge e a Clarinda, mãe do Pedro Rodrigues, deu um ar da sua graça ao participar nos trabalhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário