domingo, 8 de agosto de 2021

COM OS CÃES A BOMBORDO

Nos últimos fins-de-semana, atendendo que estamos no Verão e perante a necessidade dos cães nadarem correctamente, temos transportado a classe em instrução para o litoral no intuito de dotar os binómios de um bom desempenho dentro de água, seleccionarmos os cães mais hábeis para o salvamento e de dar a todos um modo de muscular menos doloroso, mais alegre e divertido, o que evidentemente tem aumentado o apetite dos animais apesar do calor que se faz sentir. Na foto acima vemos os binómios Noé/Ruky e Pedro/Luna num exercício de travessia e na seguinte a chegada dos mesmos intervenientes (o CPA Ruky está tão à vontade dentro de água como em terra e a CPA Luna também). 

O dia nasceu enevoado e chegámos à praia com a maré baixa, o que nos levou ao jogo dos círculos no areal, trabalho do qual não temos registo fotográfico, porque a fotógrafa era inexperiente e o usual deveria estar à procura da lua ou de uma possível sereia-cão. Na foto abaixo, em primeiro plano, descontraidamente, vemos o binómio Jorge/Soneca, que nestes jogos ocupou a posição cimeira e irradiou classe.

Na foto abaixo é possível ver 3 dos 7 binómios em exercício num momento de instrução teórica anterior às actividades dentro de água, respectivamente: José Maria/Jay; José António/Doc e Noé/Ruky. No decorrer dos trabalhos foi pedido ao Pedro Rodrigues que pegasse no CPA Jay e o ensinasse a nadar correctamente, substituindo o condutor habitual do animal que não manifestou nenhuma habilidade para isso.

Com os cães a bombordo dos seus condutores e alinhados por eles, como se em terra estivessem, pedimos aos binómios que evoluíssem por esquadras no meio aquático posto à sua disposição. Como se pode ver na foto que se segue, o último binómio, o constituído pelo Luis e pela SRD Keila, está ligeiramente atrasado em relação aos demais (o homem está de férias e cadela estaria o ano inteiro se pudesse!).

Com um cão a quem só faltam barbatanas, o Noé “é obrigado a dar o litro”. Na foto seguinte vemos a disponibilidade para o trabalho deste simpático madeirense, que abomina estar calado, apesar de estar sempre pronto para trabalhar, invariavelmente secundado pelo seu imponente CPA.

Todos os CPA’s que chegam à escola têm como referência o CPA Bhor, que funciona para eles como um verdadeiro “macho-alfa”, sendo natural que o procurem e sigam por toda a parte, acontecendo naturalmente o seu amatilhamento. Tanto a Luna como o Ruky, ambos na foto seguinte com os seus donos e condutores procuram e submetem-se ao Lobeiro de pêlo comprido. Mas ontem algo de extraordinário se passou quando a Luna viu o Bohr pronto a atacar o seu dono, porque de imediato se atirou ao lobeiro para que o seu líder não sofresse qualquer beliscadura. O lobeiro bem que tentou impor-se, mas o amor da cadela pelo dono levou-o de vencida.

Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Jorge/Soneca; José António/Doc; José Maria/Jay; Luís/Keila; Noé/Ruky; Paulo/Bohr e Pedro/Luna. A reportagem fotográfica coube à Patrícia e a sua montagem ao Adestrador. No próximo fim-de-semana voltaremos à água e trabalharemos possivelmente noutra praia do nosso litoral.

Sem comentários:

Enviar um comentário