segunda-feira, 28 de setembro de 2020

SURPRESA, IGNORÂNCIA, INEXPERIÊNCIA OU DISTRACÇÃO?

 

O incidente aconteceu ontem na cidade alemã de Gelsenkirchen, no Estado de Nordrhein-Westfalen, e a polícia local divulgou-o hoje. Quando um morador da cidade de 17 anos passeava o seu Pastor Belga à trela, um menino de 9 anos que se encontrava a brincar nas redondezas, passou a correr junto do cão e acabou por apanhar uma valente dentada na coxa. A criança acabou por cair no chão e o animal mordeu-lhe ainda o casaco. Uma ambulância transportou o menino a uma clínica onde ficou internado. Enquanto isto, foi instaurado um processo penal contra o jovem de 17 anos.

Calculo que os paizinhos da criança não o avisaram para não correr ao lado dos cães, principalmente quando se encontram atrelados aos seus donos, uma vez que os animais, caso sejam bravos, têm motivos mais do que suficientes para identificarem quem passa por eles a correr como uma presa. Também não me espanta que já a tivessem avisado e que ela no calor da brincadeira não se tenha apercebido da presença do cão. Seja lá como for, correr ao lado dos cães sem pré-aviso pode ser entendido pelos animais como um convite à perseguição e à captura, particularmente quando atrelados aos donos, porque ao sentir-se protegidos por eles, podem partir para cima de qualquer substancialmente mais motivados.

Quanto ao jovem de 17 anos, agora à perna com a justiça, só uma coisa poderá isentá-lo de maiores culpas – o facto da criança ter aparecido de surpresa – porque doutro modo a sua ignorância, inexperiência ou distracção, ao contribuírem para o dolo, em nada abonarão a seu favor. Um Pastor Belga não faz amizade com estranhos facilmente e quem o adquire sabe disso, pois não é por acaso que actualmente é o cão preferido de polícias e militares, por ser decidido, bélico, rústico, rápido e leve, não sendo por isso um cão para toda a gente e muito menos para um jovem de 17 anos que não soube segurá-lo e impedir o seu ataque.

A Alemanha, face aos disparates que têm vindo a acontecer com cães no seu território, há muito que deveria ter em vigor uma lei igual àquela que os austríacos vão fazer respeitar a partir do próximo 1º dia de Outubro, aquela que obriga todos os proprietários caninos do Tirol a apresentar um certificado obrigatório de competência e de conhecimentos básicos sobre os direitos e deveres inerentes à propriedade canina. Oxalá a criança sinistrada não fique traumatizada nem com marcas para toda a vida. Em simultâneo, esperamos que o tribunal de Gelsenkirchen seja benevolente com o jovem de 17 anos, mesmo que de alguma forma tenha contribuído para aquele triste desfecho, já que a sua idade tende a fazê-lo esquecer os conselhos que lhe são dados (todos já tivemos 17 anos). 

Sem comentários:

Enviar um comentário