quarta-feira, 23 de setembro de 2020

A IRRESPONSABILIDADE DE NÃO ENSINAR OS CÃES

 

Eu gostava de dizer que não ensinar todos os cães é criminoso, apesar de sê-lo, mas não posso dizê-lo porque não temos nenhuma lei que a isso obrigue, pelo que quedo-me pelo termo “irresponsabilidade” quando os cães ficam por ensinar, problema que outros tentam resolver pelas ajuda dos “santos castração e esterilização”, a despeito dos problemas de saúde que possam causar a cães médios e grandes. Nem mesmo os cães esterilizados podem dispensar o ensino, por mais bobalhões que sejam, porque mesmo no seu “estado de encantamento” correm os mesmos perigos que os outros.

Ontem, em Minderlittgen, município alemão no Distrito de Bernkastel-Wittlich, no Estado de Rheinland-Pfalz, um rapaz de 13 anos ficou ferido quando o cão que trazia à trela correu para a rua e foi atropelado por um carro. A colisão foi tal que o rapaz acabou arrastado para a estrada, sendo depois transportado para o hospital por suspeita de fractura num pé. Também o cão foi examinado por um veterinário, mas as autoridades não forneceram qualquer informação sobre o seu estado de saúde.

Por vezes alguns pais, para aumentar o senso de responsabilidade dos seus jovens filhos, anuem ao seu desejo de terem um cão, atribuindo-lhes em contrapartida todas as tarefas inerentes à posse do animal, como a alimentação, a higiene e os passeios diários. No entanto, apraz-me lançar uma questão: será responsável entregar um cão sem qualquer tipo de ensino a um jovem com pouca ou nenhuma experiência? Eu julgo que não e esta notícia de Minderlittgen parece dar-me razão.

Sem comentários:

Enviar um comentário