quarta-feira, 9 de setembro de 2020

EVOLUÇÃO DO COMANDO DE “AQUI”

Anteontem treinámos o “aqui” linear com o dono parado e ontem fizemo-lo com ele em movimento, não só para aprimorar o comando, mas para melhorar a relação dos cães com as viaturas automóveis e máquinas ao seu redor, porque importa que acompanhem os seus donos por toda a parte. Valemo-nos para o efeito de um pequeno tractor a trabalhar ao ralenti, ensinando os animais a entrar e a sair do seu reboque obedecendo ao chamamento dos donos.
Para além dos aspectos ligados à salvaguarda dos cães, à sua operacionalidade, autonomia e transporte, um treino destes é de extrema utilidade para os cães que se destinam a séries televisivas, poupando tempo e dinheiro a quem se dispôs a produzi-las. Trabalhos destes desenvolvem-se em várias fases para facilitar o seu sucesso. No GIF acima, obedecendo à chamada do dono, vemos o Soneca a entrar para o reboque em alta velocidade e no seguinte, mediante chamada em simultâneo, vemo-lo saltar na companhia do CPA Bohr.
Chegada a vez da Fila Nasha, uma verdadeira especialista em situações intrincadas, pedimos ao seu condutor que se mantivesse de pé durante o trajecto, para que a cadela ao saltar lhe passasse pelo meio das pernas, o que aconteceu conforme o esperado e sem delongas.
Uma vez vencidos os saltos frontais e abertos para o reboque, passámos para as entradas laterais sobre os taipais, o que obrigou a saltos superiores a 100 cm de altura e ao acerto dos donos no momento da chamada. No Gif abaixo vemos a Nasha a fazê-lo.
Se a Fila não encontrou dificuldades na solução do exercício, muito menos as teve o Soneca, que mais uma vez obedeceu prontamente à chamada do dono, conforme se pode ver abaixo. Como se depreende, a utilidade destas entradas e saídas binomiais de viaturas em movimento podem prestar-se a outros propósitos para além dos enunciados.
Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Afonso/Nasha; Jorge/Soneca e Paulo/Bohr. A fotografia coube ao Adestrador e ao Paulo Jorge. O tractor foi conduzido sucessivamente pelo Afonso e pelo Jorge. Hoje retomaremos os trabalhos com a mesma alegria e afinco.

Sem comentários:

Enviar um comentário