sexta-feira, 9 de junho de 2017

WILLKOMMMEN IN DER WELT-HUNDEAUSSTELLUNG LEIPZIG 2017

Este ano, o maior evento canino mundial, o World Dog Show 2017, vai acontecer de 8 a 10 de Novembro na cidade alemã de Leipzig, no Estado da Saxónia, debaixo dos auspícios da FCI e do VHD, Verband für das Deutsche Hundewesen (Clube de Canicultura Alemão), onde serão esperados cerca de 20.000 cães, de 280 raças diferentes e pessoas vindas de 60 países, que terão ao seu dispor um centro de exposições gigantesco com 80.000m2 de corredores e 70 ringues diários de julgamento. Para além dos usuais shows de conformação (beleza), os visitantes daquele certame poderão ainda assistir aos Campeonatos do Mundo de Dança Canina, aos Campeonatos Alemães de Agility, aos Campeonatos de Mergulho para Cães, ao Torneio Internacional de Agility que se realiza no Domingo e também à Final do Campeonato Mundial do Jovem Apresentador. Em paralelo poderão apreciar a rica gastronomia local e visitar mais de 200 expositores internacionais especializados no moderno centro de exposições "Leipziger Messe". Existe a possibilidade de se reservarem quartos de hotel para o evento assim como arranjar lugar nos 1.800 parques ao redor do recinto das exposições. Decididamente um evento imperdível para os canicultores, para os adestradores e para todos aqueles que gostam de cães.
Quanto a Leipzig, é muito difícil sintetizar uma cidade que não tem limites, uma riqueza histórica infindável e um passado ligado às artes inconfundível. Ali nasceu Richard Wagner, o jovem Goethe estudou em Leipzig de 1765 a 1768, assim como Johann Sebastian Bach que ali estudou 27 anos, de 1723 a 1750, como Director da “musices lipsiensis” e director musical do coro de São Tomás de Leipzig, conhecido como Thomaskantor. Também Lutero está intimamente ligado a Leipzig, porque a cidade serviu de palco para o histórico debate religioso entre ele, Carlstadt e Johann Eck, no âmbito da Reforma. Felix Mendelssohn Bartholdy viveu na cidade, a sua casa ainda se encontra de pé e pode ser visitada. A vida do compositor Robert Schumann encontra-se interligada com Leipzig e a do poeta, filósofo, médico e historiador alemão Friedrich Schiller também, ele que foi um dos vultos mais importantes do romantismo germânico. E como se isto não bastasse, Leipzig foi ainda o ponto de partida da Revolução da Paz de 1989, onde 70.000 dos seus cidadãos protestaram pacificamente por liberdade e democracia, aquando do domínio soviético e da extinta DDR (República Democrática Alemã). Os palcos originais foram a igreja Nikolaikirche, a praça Augustusplatz, o Promenadenring e o museu na "Runde Ecke", entre outros.
Como haveria muito mais a dizer sobre Leipzig, que também tem uma colónia portuguesa considerável e activa, não só de trabalhadores como de estudantes (o “Café & Restaurant Portugal na Demmeringstraße é mostra disso), o melhor que há a fazer é rumar para lá em Novembro, ver os cães e ao mesmo tempo apanhar um banho de cultura. Como conheço a Cidade e as suas gentes, sempre me emociono quando falo dela.

Sem comentários:

Enviar um comentário