terça-feira, 6 de junho de 2017

3 A 5 HORAS DE ACTIVIDADE DIÁRIA

Segundo o Dr. Joël Dehasse, um veterinário belga especializado no bem-estar e comportamento de cães e gatos, autor de uma vasta obra literária acerca destes animais de companhia (22 livros isoladamente e 3 em parceria, obras que vale a pena ler e ter), distinguido em 26 de Abril de 2014 pela “FAFVAC” (Fédération des Associations Francophones des Vétérinaires pour Animaux de Compagnie) em função do seu trabalho e carreira, os cães precisam de 3 a 5 horas de actividade diária e não apenas de uma hora na rua, parecer que veio dar-nos razão: a esmagadora maioria dos donos de cães não tem condições para os ter!
Mas de que actividade estaremos nós a falar: a relativa a largar os cães pela porta fora, a de extenuá-los atrás de uma bola ou de convidá-los para 30 minutos de exercício físico? A actividade locomotora é indispensável para os cães mas não pode ser a única, pois há que considerar também a intelectual, a de mastigação e a da voz. Actividade “intelectual”? – Questionarão alguns. A actividade intelectual é essencial para o cão se manter sempre alerta e atento. Sim, ele precisa de aprender coisas novas para pensar, usar e desenvolver as suas faculdades cognitivas, precisando também de trabalhar, de procurar objectos e diferenciá-los, emendar-se dos seus erros e aprender novos comandos ou truques.
A actividade da mastigação é uma necessidade inata e uma actividade natural nos cães que lhes permite cães gastar energia. A necessidade de mastigar varia de intensidade de raça para raça e entre indivíduos. Assim, alguns cães precisarão apenas de alguns minutos diários para isso e outros de períodos até 2 horas. Esta necessidade irá obrigar os donos a dar-lhes mais objectos para mastigarem, isto se não querem ver a sua mobília mutilada, a roupa rasgada e os seus sapatos esfrangalhados. Para além desses objectos ou partir deles, podemos ainda convidar os cães para o transportes de utensílios (transporte dos chinelos do dono, do saco do lixo, etc.). Por outro lado, visando também o uso acertado da sua boca, podemos ir alterando os seus comedouros e bebedouros de apresentação e de utilização para que trabalhem para comer.
Contrariamente ao que muitos pensam e para seu desalento quando finalmente descobrem, os cães mantêm uma actividade vocal que abrange 7 distintas vozes, a saber: bufar, ganir, gemer, ladrar, latir (ladrar fraco), rosnar e uivar. Também aqui as vozes mais usadas diferem nos distintos grupos somáticos, nas diferentes raças e nos indivíduos, havendo uns que ladram demasiado e não uivam e outros que mal ladram e uivam imenso. Caso um cão goste de ladrar e passe o dia a fazê-lo, ao invés de o repreender mais importa que seja ensinado a fazê-lo nas circunstâncias certas ou quando lhe for solicitado, já que o ensino e a interacção caninos resultam do aproveitamento. Em síntese, todos os cães precisam diariamente de passeio e treino. Isentá-los ou privá-los disto é condená-los a comportamentos impróprios e de revolta que espelham a sua insatisfação e infelicidade.
À imitação dos pais que mal têm tempo para os filhos, também os proprietários caninos que trabalham pouco tempo têm para os seus cães, deixando-os horas a fios sozinhos e sem qualquer actividade ou interacção, ainda que os mais ricos se valham agora dos recentes e escassos centros de dia e infantários caninos metropolitanos, que esperamos não serem um negócio chorudo sem grande esforço e/ou um mero depósito de cães. Não se trata aqui de os mantê-los ocupados mas de fazê-los felizes e eles só o serão quando verdadeiramente integrados na família que os adoptou. Infelizmente isso raramente acontece hoje em dia com crianças e cães, que impedidos de estar com a família a maior parte do tempo, acabam expostos a influências alheias e sujeitos a outros modelos como vem acontecendo. Lá vem uma pergunta incómoda: se não tem tempo para o cão, para que foi buscá-lo? E se gosta assim tanto de animais, não seria mais razoável ter contribuído para um abrigo de animais, ter sido padrinho de um lobo ibérico ou dum animal do Zoo? Lembre-se disto: cães e tempo são indissociáveis!    

Sem comentários:

Enviar um comentário