quarta-feira, 14 de junho de 2017

ESTE SEBASTIÃO NÃO É COMO O OUTRO: SÓ COME QUANDO A DONA MANDA!

O Sebastião que nos coube em sorte, entendido como criança logo que entrou no lar da família que o adoptou, tem por hábito rosnar e jogar-se contra quem lhe mexer nos brinquedos ou tentar tirar-lhe da boca as suas iguarias preferidas (ultimamente já nem deixava que lhe mexessem na coleira) e morder quem o importunar quando está ao colo da dona ou de outro membro do agregado familiar, chegando a morder inclusive quem o acaricia. Apostados na resolução do problema, começámos hoje por pô-lo a comer à ordem e não quando lhe dá na real gana, a comer só da mão da dona e a rejeitar as guloseimas dadas por terceiros, porque não gostaríamos de vê-lo envenenado, a continuar a agredir quem lhe quer bem e a ser como outro de quem se dizia ser comilão e comer tudo, tudo sem colher.
O pequeno Pinscher depressa aprendeu a lição e agora já é possível interromper-lhe a refeição e tirar-lhe a comida da boca. Amanhã o trabalho incidirá sobre a entrega dos brinquedos, para que aprenda a largá-los quando lhe é pedido ao invés de os defender literalmente com unhas e dentes. Este trabalho tem que ser levado a sério e carece de recapitulação, já que o Sebastião vai ter brevemente a companhia de uma bebé em idade de gatinhar, que possivelmente quererá dividir com ele os brinquedos de ambos.
A parte mais engraçada disto tudo e que muito agradou ao Pinscher foi o de haver comido um queque como recompensa, paparoca que engoliu praticamente sem mastigar (hoje já não deve comer muito mais!). Depreende-se pelo que acabámos de dizer que a tarefa foi alcançada pela recompensa e fixada por comandos próprios. Este Sebastião é o máximo, deixou de encenar a Batalha de Alcácer-Quibir em casa e está a comportar-se agora como um soberano ao serviço do povo que o sustenta – sem dúvida o rei diferente!

Sem comentários:

Enviar um comentário