terça-feira, 13 de junho de 2017

CONHEÇA O SEU CÃO: A MÍMICA DA CAUDA

Sabia que a colocação e os diferentes movimentos da cauda do seu cão revelam os estados emocionais que ele atravessa? Que desnudam o seu carácter e intenções? O tipo de relacionamento que mantém consigo, com os outros e com o mundo à sua volta? Talvez você não saiba mas os cães entendem a linguagem da cauda uns dos outros e reagem de acordo com a mímica que lhes é apresentada.  Caso queira conhecer melhor o seu cão, para lhe valer e tirar partido disso, então não pode ignorar as diferentes mensagens que ele lhe transmite pelo movimento da cauda, precioso auxiliar para um melhor entendimento entre homens e cães.
Comecemos pela posição da cauda, que funciona como um medidor emocional. Quando a cauda se encontra a meia-altura, sensivelmente no prolongamento do dorso, significa que o cão se encontra perfeitamente descontraído. Quando ela se apresenta totalmente vertical, como na foto que introduz este texto, é um sinal de confiança e expressa dominância, um desafio social ou até um aviso: ”se te aproximas, vais ser mordido”. Ao invés, as posições mais baixas da cauda indicam submissão e/ou medo, atingindo o seu extremo quando cão mete a cauda entre as pernas e esconde-a debaixo da barriga.
Os cães, a menos que alguns pormenores morfológicos da sua raça o impeçam, abanam a cauda de três maneiras: para o lado direito, para o lado esquerdo e em círculo. Quando abanam a cauda sistematicamente para o lado direito mostram que estão ou são alegres e felizes.
Quando acusam experiências negativas, sentem-se ameaçados, temem ser agredidos ou sofrem de ansiedade abanam a cauda para o lado esquerdo.
Depois destas explicações, já comprovadas cientificamente, serão os nossos leitores capazes de identificar que emoção experimenta e transmite o cão do gif seguinte ?
Quando um cão abana continuadamente a cauda em círculo, significa que está feliz e que considera como amigo quem dele se aproximar. O movimento circular da cauda é por vezes usado pelos cães como chantagem psicológica sobre os donos, no intuito de amolecê-los e de evitar as suas repreensões. Por norma, a seguir ao movimento circular da cauda, os cães jogam-se alegremente aos donos, pelo que importa estarmos preparados para não sermos lançados ao chão.
O conhecimento da linguagem da cauda canina é importante para os canicultores, para os compradores, para os donos, para os adestradores, para os figurantes e para todos, quer tenham cães ou não. É importante para os canicultores porque ajuda na escolha dos reprodutores a seleccionar e é importante para os compradores para que não comprem gato por lebre, enquanto subsídio para a escolha do carácter procurado.
Através deste conhecimento os donos irão compreender melhor os seus cães, interpretar correctamente os seus estados anímicos, ir ao encontro das suas necessidades, reforçar pela recompensa o seu empenho, operar o seu reparo quando necessário, protegê-los dos ataques dos cães alheios e impedir que façam o mesmo aos outros (sociabilizá-los).
E se o conhecimento da linguagem da cauda é importante para os donos, muito mais o será para os adestradores, porque conjuntamente com a correcta interpretação das expressões faciais caninas, poderão elaborar um currículo de ensino mais apropriado para as necessidades específicas de cada cão, adequando-lhe tarefas que potenciem o seu bem-estar, colmatem as suas dificuldades e facilitem o acesso dos serviços ao seu alcance, onde naturalmente se sentirão mais confortáveis. Por outro lado, também através do decifrar da linguagem da cauda, os adestradores poderão aquilatar da qualidade do relacionamento interno de cada binómio.
Saber interpretar a linguagem canina da cauda é de suma importância para os figurantes, tanto no treino como nas provas. No treino porque importa melhorar as arremetidas dos cães, aumentar-lhes a tenacidade e potência das mordeduras, doseando a oposição para reforço do seu carácter (importância da experiência feliz). Nas provas para facilitar ou dificultar-lhes os ataques, “compor-lhes o ramalhete ou afundá-los de vez, o que indevida e infelizmente se repete por força de vários compadrios ou conveniências (um figurante experiente tanto pode exaltar um cão como desvirtuá-lo sem mais nem menos).
O conhecimento da mímica canina da cauda é importante para todos em caso de ataque e necessidade de defesa, porque permite aquilatar o grau de segurança e agressividade dos cães lançados para se operar a defesa acertada ou o contra-ataque eficaz, quando a imobilização quer do cão quer da vítima não forem possíveis.
PS: Faltou dizer que o movimento da cauda nas emoções positivas é muito mais acelerado do que o expresso pelas negativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário