quarta-feira, 21 de junho de 2017

FALTOU DIZER O ESSENCIAL: SÃO ESTERILIZADAS OU NÃO?

Recebemos um email de um leitor que já tem uma cadela e pretende adoptar outra, onde nos pede alguns conselhos para facilitar a apresentação e a coabitação das duas, porque certamente irão dividir o mesmo espaço e serão objecto da mesma atenção. Infelizmente não nos foi adiantado se as cadelas foram esterilizadas ou não, dado muito importante para um aconselhamento mais acertado, muito embora não nos custe acreditar que ambas já tenham sido objecto de esterilização, o que facilitará de sobremaneira os procedimentos a haver.
O leitor em questão adoptou à cerca de ano e meio uma cadela cruzada de Pastor Alemão com Malinois (será?), que segundo ele peca por ser desconfiada com as pessoas, ter fraco impulso ao alimento e ser “possessiva” e ciumenta com os outros cães. Dentro de pouco tempo pretende adoptar outra cadela mestiça, agora com 18 meses, a pesar entre os 23 e os 25 kg e a residir num hotel canino, onde presumivelmente terá aulas de sociabilização e adestramento básico, demonstrando ser “super sociável com humanos e animais”, o que pesou na sua escolha considerando que poderá ajudar na sociabilização da outra?! Para evitar os ciúmes da primeira em relação à chegada da segunda, este cinófilo pensa pôr em prática os seguintes procedimentos: apresentá-las num local neutro (com a cadela residente junto ao dono); deixá-las interagir e brincar; levá-las depois para casa, onde a princípio não dividirão brinquedos e comerão em separado, merecendo ambas igual atenção. Na eventualidade doutros e melhores procedimentos, solicita este leitor o seu adiantamento.
Vamos por partes. A melhor maneira de sociabilizar um cão não é forçá-lo à coabitação com outro no seu território mas ser-lhe anterior. Sempre será mais fácil sociabilizar dois cães de géneros diferentes do que do mesmo género, sendo mais difícil ainda sociabilizar cadelas adultas desconhecidas entre si. Entre Pastores Alemães e Serras da Estrela sobressai uma incompatibilidade somática que geralmente resulta em escaramuças muito sérias. Ao contrário do que este nosso leitor imagina, a cadela que pretende adquirir nada tem de Serra da Estrela, uma vez que o seu focinho, crânio e estrutura indiciam a presença de um lupino na sua construção (será Um Pastor Alemão?), o que é uma boa notícia em favor da desejada harmonia que espera alcançar com as duas cadelas. Por outro lado, ficámos sem saber o eu nos quis dizer com “desconfiança dos humanos” em relação à cadela que já possui, se demonstra medo ou agressividade? Independentemente da razão, ela terá também que ser sociabilizada com pessoas, porque doutro modo transmitirá à vindoura, por ser mais antiga em casa, todas as impropriedades que nela estão presentes. Os procedimentos que nos adiantou para sociabilizar as cadelas estão certos, muito embora o seu proveito não seja automático e exija tempo e paciência. Obrigado pelo contacto, estamos sempre ao seu dispor.

Sem comentários:

Enviar um comentário