sexta-feira, 2 de junho de 2017

COL7A1, SABE O QUE É?

O COL7A1 é um gene comum a humanos e a cães responsável pela produção de colagénio, um componente muito importante na preservação da elasticidade da pele. Uma equipa de investigadores da Universidade de Helsínquia, na Finlândia, liderada pelo Professor Hannes Lohi, acaba de descobrir e comprovar que uma variante absurda do gene COL7A1 provoca epidermólise bolhosa distrófica recessiva nos cães de pastoreio da Ásia Central, doença hereditária causada pela ausência de colagénio funcional na epiderme que impede a junção das duas camadas de pele.
Para quem não sabe o que é o colagénio, adianta-se que é uma proteína fibrosa criada no corpo humano e no canino com 90% de massa óssea e 1/4 das proteínas produzidas, sendo o tecido conjuntivo do coração, pulmões, músculos, articulações, células sanguíneas, artérias, etc., proteína muito usada em cirurgias plásticas, na recuperação de cicatrizes e em tratamentos estéticos (há quem não dispense injecções de colagénio).
Retornando aos cães, a identificação do defeito deste gene permite o seu despiste nos cães usados ​​para a reprodução e ao isentar-se os seus portadores de tal acto, toda a raça do Cão Pastor da Ásia Central ver-se-á finalmente livre dela. Por tudo isto, há que dar os merecidos parabéns àqueles cientistas finlandeses.
De parabéns continuam os jovens cientistas portugueses, porque ultimamente e amiúde têm contribuído com o seu trabalho para o avanço da ciência e bem-estar da humanidade. Serão estes cavalheiros os percursores do tão chorado “5º império português”? Quem sabe? De qualquer modo, vale a pena envelhecer para ouvir notícias destas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário