segunda-feira, 12 de junho de 2017

SABER ESTAR NUMA ESPLANADA

Com o calor a apertar e havendo essa possibilidade, nada melhor que passar alguns momentos numa esplanada à sombra, com uma bebida fresca na frente e com o nosso cão por perto. Todavia há que saber estar numa esplanada para que a presença do animal não cause transtornos a ninguém, coisa fácil de acontecer quando confrontado com pessoas que o temem ou que o observam amiúde e demoradamente, para já não falarmos daqueles que lhe surgem pelas costas sem qualquer pré-aviso, de outros que correm a abraçá-lo sem consentimento e da proximidade e apresentação doutros cães, também quando alguém chega inesperadamente para nos felicitar ou quando outros passam por nós em algazarra. Se porventura o cão estiver treinado para defesa pessoal ou para guarda, o cuidado terá que ser redobrado para que não haja lugar a acidentes e vítimas. Para se evitarem estas situações desagradáveis, de consequências mais ou menos previsíveis, o cão deverá ser convidado a deitar-se na frente no dono e não ao seu lado, erro tantas vezes repetido que coloca o animal pronto a atacar e os demais no papel de presas como podemos ver na foto abaixo.
Porque devemos deitar o cão na nossa frente e virado para nós nas esplanadas? Como são múltiplas as razões que presidem a este posicionamento estratégico nestes lugares de convivência social, adiantaremos somente as mais importantes visando a supremacia operacional dos donos: serenar o cão perante a eminência de ser surpreendido pelas costas, neutralizar a fixação que antecede os ataques, servir de barreira ou escudo humano entre o animal e os demais utentes das esplanadas, optimizar o controlo do cão pela posição de imobilização escolhida (deitado) e alcançar o perfeito domínio das suas acções, vantagens que jamais alcançaríamos se dono e cão tivessem paralelos entre si e de costas viradas para o mesmo lado. Na foto seguinte podemos ver qual o posicionamento correcto de um cão em relação ao dono numa esplanada.
A apropriação deste simples procedimento tende a evitar disparates e acidentes, concorrendo em simultâneo para uma melhor aceitação dos cães e para o aumento do seu bom-nome, pequeno detalhe que fará toda a diferença. 

Sem comentários:

Enviar um comentário