terça-feira, 6 de junho de 2017

A MESQUITA DA MOURARIA E OS TERRORISTAS

O tema da futura mesquita da Mouraria volta à tona de água forçado pelos recentes ataques terroristas ocorridos em Manchester e em Londres. E como as televisões não perdem pitada, um dos canais privados lusos aproveitou para ir entrevistar os futuros vizinhos da mesquita a construir na Mouraria, gente já acostumada às duas que lá existem, no intuito de recolher o seu parecer. Como não podia deixar de ser e segundo a tradição sincretista que sempre pairou sobre a cabeça dos portugueses, aquela gente lisboeta não se mostrou minimamente preocupada com a construção do futuro local de culto islâmico e apenas manifestou alguma inquietação quanto à indemnização dos proprietários dos prédios que serão demolidos para lhe dar lugar.
Até hoje não tivemos em Portugal qualquer manifestação de radicalismo islâmico, apesar do número crescente de muçulmanos entre nós, bonança que se deve em grande parte à tolerância dos portugueses e ao Sheik David Munir, um moderado, Imã da Mesquita Central de Lisboa, que é a principal mesquita da comunidade islâmica em Portugal, clérigo nascido em Moçambique por alturas do domínio colonial português (1963), filho de pai iemenita e mãe moçambicana de ascendência indiana, formado em teologia no Paquistão e há 32 anos à frente da mesquita central de Lisboa.
Como dentro da própria comunidade islâmica há gente que discorda da postura de Munir, é bem possível que vá parar à futura mesquita da mouraria um imã menos “ocidentalizado” e mais próximo da jihad, uma vez que o nosso Estado democrata e laico dificilmente irá influenciar na sua escolha. Já existem em solo português mais de 50 locais de culto islâmico e a opinião pública portuguesa ignora se as suas mensagens são idênticas e apelam à paz ou se há algumas que têm o radicalismo islâmico como profissão de fé.
Não creio que da nova mesquita venha grande mal ao mundo, mas acredito que dentro em breve os não-muçulmanos tenham que debandar da Mouraria, sucedendo a outros europeus que em minoria nos seus bairros e terras, se viram rodeados de muçulmanos e sujeitos às suas leis e preceitos. Depois de havermos derrubado há séculos a “Muralha Fernandina” será que irão levantar uma contra nós a poente do Castelo de S. Jorge? Já não deve faltar muito, porque ali superabundam talhos “halal” e a língua árabe paira sobre as enegrecidas e gastas calçadas à portuguesa vinda de esconsos e vãos de escada. Será isso bom para o turismo da Capital? De duas coisas estamos certos: os mouros estão de volta a casa e, Portugal jamais poderá ser um paraíso para os terroristas.    

Sem comentários:

Enviar um comentário