sábado, 17 de junho de 2017

OS BEBÉS AMISH SÃO MAIS SAUDÁVEIS DO QUE OS OUTROS, PORQUÊ?

Já se sabe qual a principal razão que torna os bebés Amish mais saudáveis do que outros: o convívio com animais de curral nos 3 primeiros meses de vida. Um estudo recente, editado no “New England Journal of Medicine”/USA, provou que tanto os animais de curral como os cães podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico das crianças contra alergias e a asma, uma vez que as crianças que viviam perto dos animais tinham menos probabilidades de ter asma do que as residentes em explorações industriais sem animais, ficando isso a dever-se a um bioma mais diversificado – a uma comunidade natural de fauna e flora, segundo o parecer do Dr. Jack Gilbert, director do Centro de Microbioma da Universidade de Chicago.
Segundo o mesmo estudo, os cães podem transportar para dentro de casa mais bactérias e micróbios bons do que outros animais de estimação, porque saem e brincam ao ar livre por mais tempo, pelo que levar o cão à rua é também trazer saúde para dentro de casa!
O “New England Journal of Medicine” fez ainda saber que outro estudo concluiu que “a posse dum cão aumenta os níveis de 56 classes de espécies bacterianas no ambiente interno, enquanto os gatos naturalmente mais exigentes conseguem apenas impulsionar 24 categorias”. Como se calcula, nem todas as bactérias animais são boas e as dos gatos, sapos e tartarugas são menos úteis, conforme o parecer de investigadores e veterinários.
Neste momento os pesquisadores andam empenhados em descobrir quais os organismos que tornam as crianças mais saudáveis, no intuito de produzirem probióticos definidos para obterem o mesmo benefício.
Também importa saber se o sistema imunológico das crianças expostas ao contacto com os animais atrás citados (cães e gado) se mantém forte ao longo das suas vidas, hipótese ainda não testada. Finalmente, depois de haver domesticado o cão há 40.000 anos atrás, o homem tenta agora descobrir como os cães afectam a nossa saúde.
O que mais importa destacar de tudo o que fizemos saber é que o contacto das crianças com os cães é benéfico por fortalecer o sistema imunológico dos infantes. A mesma convivência é igualmente salutar para o equilíbrio psicológico e processo de amadurecimento das crianças. 

Sem comentários:

Enviar um comentário