quinta-feira, 15 de junho de 2017

AQUILO QUE OS TRIBUNAIS DEVERÃO CONSIDERAR

Agora que na maioria dos países ocidentais os cães deixaram de ser frigoríficos e passaram a ser seres sensíveis, em caso de divórcio ou separação dos seus donos, a sua tutela, quando não há consenso entre eles, acaba por ser atribuída por decisão judicial a uns ou a outros conforme o parecer dos juízes, decidindo também quando é que os restantes donos poderão visitá-los e conviver com eles. Como seguimos o problema de perto e internacionalmente, temos tomado conhecimento de decisões judiciais a este respeito totalmente lesivas para os cães em questão e atentatórias à Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Afinal, com quem deverão ficar os cães, tendo em conta o seu bem-estar e a ignorância de muitos juízes em tal matéria?
Ao contrário do que muita gente julga, os cães podem e devem ser ouvidos, dar o seu parecer, porque é a sua felicidade que está em jogo e não deverão ser vítimas daqueles desenlaces! Todos sabemos que os cães ficam totalmente baralhados quando obrigados a trocar de território e de líder, comportando-se como desterrados e abandonados, privados dum mundo que conheciam e obrigados a adaptar-se a outro que não pediram, vindo a adaptar-se mais facilmente à novidade do território que à troca de líder, porque só reconhecem um como tal, são seres sociais, interactivos e cúmplices. Serão ainda mais desse líder quando foi ele que os passeou e treinou, que os ajudou a vencer os seus erros, recompensou em função das suas vitórias e dividiu com eles as tarefas do seu agrado.
Assim, havendo essa hipótese, melhor seria para o cão ficar com o líder na casa que sempre conheceu. Caso isso seja impossível, o animal deverá partir com o seu líder para outra casa, o que tornará a sua adaptação ao novo território mais célere. A terceira hipótese a considerar e a que menos agrada ao cão, é ficar com o conjugue não-líder no mesmo território, o que o sossegará mas não impedirá que venha se sofrer pela ausência do líder e a abraçar um estado de letargia causado pela ansiedade da separação. Agora, nunca por nunca, deverá partir com o não-líder para outra casa, porque se sentirá profundamente, confuso e baralhado como se tivesse sido abandonado, a menos que o líder seja incapaz de assumir essa responsabilidade, prescinda dela, tenha abraçado outros interesses ou sofrido um súbito e duradouro distúrbio mental.
O que levará um não-líder a reclamar um cão, situação em tudo análoga à encontrada na célebre “Justiça de Salomão” relativa às duas mulheres que reclamavam a mesma criança? Como dificilmente será o amor pelo animal, há todo um conjunto de sentimentos negativos e conveniências dos quais se destaca a raiva, o desejo de vingança, a projecção social, a conservação do status e o vil metal, sem o qual não se vai muito longe e que pode concretizar muitos sonhos, sendo ao mesmo tempo responsável por muitas dissensões, desgraças e crimes. 
Oxalá aquilo que revelámos aqui hoje pese doravante no parecer dos juízes: os cães agradecerão! 

Sem comentários:

Enviar um comentário