segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

O PRIMEIRO CÃO DAS EDF FOI APOSENTADO

 

O primeiro cão de serviço das Forças de Defesa da Estónia (EDF), um Pastor Alemão de 12 anos chamado Bruno, aposentou-se na passada sexta-feira, dia 12 de janeiro de 2024, após quase uma década no activo. Desde que ingressou no serviço da Polícia Militar (Sõjaväepolitsei) em 2014, as funções de Bruno Saules Vilkas (que pomposo nome tem) incluíram apoiar tarefas de segurança e realizar verificações de explosivos e de armas em diversas instalações durante visitas de convidados importantes. Ele participou em mais de 500 inspecções de bombas durante desfiles de aniversário de eventos e visitas de estado do Papa, do presidente dos EUA e do Chanceler alemão, entre outros, disse a EDF. O sargento adestrador de cães da Polícia Militar Martin Siht elogiou Bruno, chamando-o de "muito inteligente e trabalhador". “Os nossos quase dez anos de cooperação foram um sucesso – ele realizou um óptimo trabalho em todas as suas funções, foi um cão de serviço exemplar e ajudou a manter elevado o moral dos polícias militares ao seu redor, mas agora chegou a hora de mandá-lo para a sua merecida licença", disse Siht.

Será improvável que Bruno venha a ficar entediado em casa, pois tem lá mais outros dois amigos de quatro patas, disse a EDF. Shot, de cinco meses, que está a treinar para se tornar um cão de serviço, e Kimbo, de sete anos. “Os cães mais novos trabalharão enquanto Bruno poderá descansar e brincar no futuro”, disse Siht. Actualmente, a Polícia Militar conta com cinco cães de serviço. “A utilização de cães na Polícia Militar acrescenta muito à eficiência do trabalho das equipes e muitas tarefas podem ser realizadas de forma muito mais rápida e melhor com a ajuda de cães de serviço”, disse o Coronel Meelis Sarapuu, comandante do serviço. “O Bruno e o Sargento Siht formaram uma grande equipa, mas os bons resultados foram fruto de um longo trabalho, consistente e louvável”, acrescentou.

As EDF fizeram muito bem em anunciar a aposentadoria de um cão que  tão bem as serviu, um CPA lobeiro de trabalho de inegável ascendência negra. Pelas missões que executou durante tanto tempo, merece agora o descanso que lhe foi atribuído. Para além da genética com que foi sorteado, o seu prolongado desempenho ficou também a dever-se a quem acertadamente tem cuidado dele.

Sem comentários:

Enviar um comentário