quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

COIOTES EM LONDRES? SÓ NO CANADÁ!

 

Como nem toda a gente sabe, adianta-se que também há no Canadá uma cidade chamada London (Londres), que se situa na província de Ontário ao longo do corredor Cidade de Quebéc-Windsor. Ali foi avistado um trio de coiotes numa rua residencial na área Wonderland e Sarnia Roads na manhã da passada sexta-feira, dia 05 de janeiro de 2024. Uma vizinha viu os canídeos selvagens a caminhar sobre um relvado de uma residência em Castlegrove Blvd, pouco depois das 07h00 e parou para fotografá-los. “Eu só queria avisar às pessoas nesta área que eles estão vagueando e que talvez tenham pequenos animais de estimação sozinhos no quintal”, disse Nicole Prankie, que postou a foto num grupo local do Facebook. Não é incomum que os coiotes viajem pelos bairros residenciais de Londres, de acordo com o especialista em vida selvagem Brian Salt, fundador e presidente do Centro de Educação e Reabilitação da Vida Selvagem de Salthaven. “Toda a vida selvagem seguirá o rio e as linhas da ferrovia. Eles podem atravessar a cidade na ferrovia ou no rio e, neste caso, parece provável que estivessem a seguir as linhas da ferrovia”, disse Salt. “Mas o que mais os atrai é a comida.”

Eles procuram rações e comida que os moradores deixam para os animais de estimação e para outros animais selvagens, que são presas comuns dos coiotes, pelo que Salt informa que manter caixotes do lixo e quintais limpos ajudará a manter os coiotes longe do seu quintal. É sabido que os coiotes não representam geralmente uma ameaça para os humanos, mas em matilha podem tornar-se perigosos. “Um único coiote ou mesmo dois não é algo para o deixar muito preocupado. Eles são muito tímidos e não atacam as pessoas por capricho, a menos que se sintam ameaçados”, disse ele. "Mas quando você tem uma mentalidade de matilha, geralmente três, quatro ou mais, a mentalidade pode mudar."

Salt disse ainda que as pessoas deviam fazer-se o maior que pudessem, levantar os braços no ar, gritar e atirar-lhes coisas. O que não deve fazer é desatar a fugir! “Correr apenas apela ao instinto de perseguição (dos coiotes) e isso é a pior coisa que você pode fazer”, disse ele. Aconselhou ainda os moradores a manterem os seus cães com a trela curta quando saem em passeio, especialmente do anoitecer ao amanhecer. E com isto encerro a notícia relativa ao aparecimento de três coiotes em Londres, provavelmente famintos e à procura de comida, num inverno igual a tantos que nunca se compadece deles. Mas, se porventura aparecer um cãozinho a jeito, eles não o irão deixar escapar!

PS: Os procedimentos recomendados a ter com os coiotes são em tudo semelhantes aos indicados para os lobos.

Sem comentários:

Enviar um comentário