quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

BAKERSFIELD: PURGATÓRIO DE NEGROS E LATINOS?

 

Um novo relatório da União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU) revelou que as autoridades da Califórnia muitas vezes usam cães policiais desnecessariamente para infligir ferimentos graves a pessoas de cor. De acordo com o KGET News, o relatório da ACLU examinou amplamente práticas “desactualizadas e perigosas” por parte dos agentes da lei em todo o estado. Especificamente, as organizações estudaram o uso indevido de K-9s. Na sua análise, descobriram que 89% dos ataques de cães policiais em Bakersfield – só em 2020 – tiveram como alvo residentes negros e latinos

De acordo com o estudo da ACLU , esses ataques deixaram as vítimas com deficiências corporais permanentes ou com um risco significativo de morte. De acordo com as conclusões do relatório, o Departamento de Polícia de Bakersfield agrupa principalmente os seus alunos K-9 em comunidades onde há predominantemente pessoas de cor. Embora o relatório cubra muitas outras áreas, a Califórnia é a mais citada. Evidentemente, isso destaca a necessidade de regulamentações mais rigorosas que regulem o uso dos cães policiais em todo o estado.

O relatório da ACLU identificou um padrão preocupante de ataques racistas perpetrados por cães policiais noutras cidades da Califórnia: Em Sacramento, 43% dos ataques de cães policiais têm como alvo indivíduos negros, apesar de eles constituírem apenas 14% da população da cidade; Em San Jose, 14% das vítimas de dentadas de K-9 são negras, contrastando com os 3% da população negra da cidade; 54% dos ataques caninos policiais registrados em Richmond foram contra residentes negros, que representam 18,4% da população da cidade; 61% das pessoas atacadas por K-9s em Fairfield eram negras, embora os negros representassem 16% da população da cidade. Além disso, o relatório da ACLU descobriu que os policiais da Califórnia costumam usar seus cães para ameaçar e atacar aqueles que apresentam crises comportamentais ou de saúde mental durante a prisão. A somar a isto, o relatório indica que a aplicação da lei não controla adequadamente os seus K-9s.

Perante estes dados (já vi genocídios começar por menos), parece que negros e latinos não são bem-vindos à Califórnia, que o apartheid atravessou o Atlântico e que está a instalar-se em Bakersfield, onde encontrou terreno fértil para desenvolver as suas políticas racistas. Diante de situações vergonhosas destas é que se vê o muito que há a fazer pela igualdade de todos os povos e pela paz universal. O que terá a Mayor Karen Goh a dizer sobre isto tudo? Terá perdido todo o seu altruísmo e veia missionária? Oiço com frequência que o poder corrompe!

Sem comentários:

Enviar um comentário