quarta-feira, 11 de setembro de 2019

YAM, UM ROTTWEILER ÀS DIREITAS

Como o número de telemóveis contrabandeados nas prisões não pára de aumentar, o MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DA RENÂNIA DO NORTE-VESTFÁLIA encontrou razão suficiente para agir. A solução agora encontrada passa pelo ROTTWEILER “YAM”, o único cão detector de telefones celulares neste Estado alemão. Não escapa ao nariz deste imponente Rottweiler, seja Android ou IOS. Ele é capaz de detectar também os telemóveis mais pequenos, mesmo que tenham apenas 5 cm de tamanho. Para continuar fiável e infalível, ele treina regularmente com o seu mestre, o agente DARIUS SZELIGA, que garante ter o seu companheiro uma taxa de 100% de sucesso.
Os esconderijos dos presos são muito bem bolados e podem acontecer na loção corporal, na borda entalhada de uma mesa ou até mesmo nas solas dos sapatos. Os telemóveis dentro das prisões são usados pelos presos para negócios obscuros, como tráfico de drogas e distribuição de pornografia infantil, sendo esta um problema cada vez maior. Graças à sua formação intensiva, o Yam não só detecta os telefones móveis, como também os micro cartões SIM e USB.
Sempre que o cão cheira algo distinto, pára como se ficasse petrificado, sendo esse o sinal para Darius Szeliga de que algo oculto está por ali. Segundo informou o Ministério da Justiça da Renânia do Norte-Vestfália, já neste Outono, o Yam vai ser reforçado por mais 16 cães para o mesmo serviço, cães de detecção de droga que estarão também habilitados para encontrar e sinalizar telemóveis, sendo dúvida um passo importante na luta contra o uso não autorizado de telefones celulares nas cadeias.
Pelas notícias que têm vindo a lume, onde os telemóveis são mais que muitos nas nossas cadeias, cães assim fazem-nos muita falta. Será que dentro em breve já teremos algum? Que bom seria!

Sem comentários:

Enviar um comentário