sexta-feira, 20 de julho de 2018

POSSIVELMENTE O MELHOR REMÉDIO PARA COMBATER O TDAH

Para quem não sabe, adianta-se o que quer dizer a sigla “TDAH”, que outra coisa não é que um transtorno neurobiológico rotulado como TRANSTORNO DO DEFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERACTIVIDADE, de origem genética, que aparece na infância e que frequentemente acompanha o indivíduo para toda a vida, que em 2014 atingia de 3 a 6% da população mundial. Caracteriza-se por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Por vezes é também chamado de DDA (Distúrbio do Deficit de Atenção), sendo em inglês designado pelas siglas ADD, ADHD ou por AD/HD.
Num dos primeiros ensaios clínicos aleatórios realizados, pesquisadores da UNIVERSIDADE DA CALIFORNIA-IRVINE - SCHOOL OF MEDICINE, descobriram que os cães de terapia são eficazes na redução dos sintomas do transtorno de deficit de atenção/hiperactividade (TDAH) em crianças. Os principais resultados do estudo foram publicados recentemente pela AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION no BOLETIM DE INTERACÇÃO HUMANO-ANIMAL (HAIB) da SOCIETY OF COUSELING PSYCHOLOGY. Novas descobertas adicionais foram apresentadas na CONFERÊNCIA DA SOCIEDADE INTERNACIONAL PARA A ANTROPOLOGIA 2018, realizada de 2 a 5 de Julho em Sydney/Austrália.
Intitulado "UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO E CONTROLADO DE INTERVENÇÕES TRADICIONAIS PSISSOCIAIS E ASSISTIDAS POR CÃES PARA CRIANÇAS COM TDAH”, a pesquisa envolveu crianças de 7 a 9 anos que haviam sido diagnosticadas com TDAH e que nunca haviam tomado remédios para sua condição. O estudo randomizou os participantes para comparar os benefícios de intervenções psicossociais de "melhores práticas" baseadas em evidências com a mesma intervenção aumentada pela assistência de cães com terapia certificada. A pesquisa foi conduzida por SABRINA E.B. SCHUCK, directora executiva do Centro de Desenvolvimento Infantil da UCI e professora assistente/residente do Departamento de Pediatria da UCI - School of Medicine (na foto abaixo).
Os resultados da pesquisa da Dr.ª Schuck comprovaram que as crianças com TDAH que receberam intervenção assistida canina (CAI) experimentaram uma redução na desatenção e uma melhora nas habilidades sociais. Apesar das intervenções CAI e não CAI terem sido consideradas efectivas na redução da severidade geral dos sintomas de TDAH após 12 semanas, o grupo assistido por terapia canina saiu-se significativamente melhor com maior atenção e melhores habilidades sociais em apenas oito semanas, demonstrando em simultâneo menos problemas comportamentais. O particular destes resultados demonstrou que os cães podem acelerar significativamente a resposta ao tratamento e diminuir acentuadamente a ocorrência de comportamentos problemáticos.
Directrizes da Academia Americana de Pediatria para o tratamento do TDAH ressaltam a importância de terapias psicofarmacológicas e psicossociais. Contudo, os pacientes que recebem terapia psicossocial antes dos medicamentos apresentam melhoras mais evidentes, o que é óptima para as famílias que preferem não usar medicamentos em crianças pequenas, porque sabem ter agora uma opção viável, uma terapia alternativa que pode ser usada isoladamente ou em conjunto com os medicamentos, já que importa combater eficazmente a desatenção que afecta vivamente os indivíduos com este transtorno.
Resta dizer que que a INTERVENÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS há décadas que é usada, mas só recentemente as evidências empíricas começaram a exaltar a sua prática, relatando benefícios como redução do stresse, melhor função cognitiva, menor incidência de problemas e atenção melhorada.

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