sexta-feira, 27 de julho de 2018

DESTA VEZ, INESPERADAMENTE, CALHOU AOS SÚBDITOS DE SUA MAJESTADE!

Não se sabe por quanto tempo o calor vai andar por lá, mas certo é que se mandou inesperadamente daqui para lá do CANAL INGLÊS. Segunda-feira foi até agora o dia mais quente do ano na Grã-Bretanha, com o termómetro a marcar 33,3 graus celsius em SANTON DOWNHAM/SUFFOLK.
Tudo leva a crer que as temperaturas cheguem aos 35º celsius este fim-de-semana no Sudeste de Inglaterra. Esta onda de calor que afecta as Ilhas Britânicas é a mais longa desde 1976 e os seus habitantes vêem-se obrigados a procurar a sombra das árvores e uma temperatura mais amena junto a rios e lagos.
Para se ter uma ideia aproximada da dimensão do problema ali, basta dizer que a PUBLIC HEALTH ENGLAND, agência governamental ligada ao Departamento da Saúde e da Assistência Social, emitiu um comunicado a alertar para os riscos da exposição ao sol, adiantando que por causa disso 220 pessoas foram hospitalizadas nos últimos 2 meses. Também o MET OFFICE (Serviço Meteorológico Nacional) está a aconselhar os britânicos a fugir ao sol entre as 11 e as 15 horas, procedimento imediatamente abaixo do mais grave.
O calor por lá é tanto que até queima as almofadas das patas dos cães, quando obrigados a caminhar sobre o asfalto, que chega a atingir 60º celsius sob o sol escaldante. A RSPCA (Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals), organização não lucrativa que promove naquelas paragens o bem-estar animal, está a alertar para o perigo que o tempo representa para os cães, aconselhando-os a só sair com os seus cães de manhã cedo e à noite, nunca quando o asfalto atinge o seu ponto de fusão.
Também os gatos andam por lá atarantados com tanto calor, o que levou a CATS PROTECTION, uma instituição dedicada ao resgate e ao realojamento de gatos perdidos, não desejados ou desabrigados e a educar as pessoas sobre o bem-estar destes felinos, a alertar para os perigos de queimaduras e cancro da pele, caso estes animais acabem por ficar demasiado tempo expostos ao sol.
Nada disto nos espanta porque já estamos acostumados e até já temos saudades de um estio assim, particularmente agora que cada dia tem 4 estações e que não difere, para quem conhece, do clima que se faz sentir em S. Paulo/Brasil. Algo me diz que nestas férias, o Equador fez as malas e rumou para o Sul da Europa!
Mas como não sabemos quanto tempo vai ficar, esperam-se dias de calor e importa proteger pessoas e animais. Continuação de boas férias para quem já as goza, boas férias para quem parte e bom fim-de-semana para quem tem de trabalhar!

Sem comentários:

Enviar um comentário