domingo, 5 de novembro de 2023

VIZINHANÇA LETAL EM PALMDALE

 

Dois donos de cães estão a tentar levar vizinhos seus a tribunal depois que os seus quatro cães foram atacados e mortos por um ataque agressivo de abelhas que supostamente foram mantidas e criadas por moradores próximos. Daniel Giron e Rebecka Lopez dizem que quatro dos seus seis cães foram atacados por um enxame no quintal da sua casa em Palmdale, no estado norte-americano da Califórnia, na passada quinta-feira, dia 02 de novembro. Imagens de vídeo captadas por uma câmera Ring mostram Rebecka a correr para encontrar alguém que a ajudasse a socorrer os seus cães, dois buldogues ingleses e dois Pinschers Doberman chamados Sansa, Pancake, Khaleesi e Drogo, enquanto o seu marido se encontrava a trabalhar.

A câmera filmou Rebecka a chorar e a retornar a casa e a chegada de um bombeiro que foi chamado para lidar com a situação, enquanto as abelhas zumbiam ao redor da câmera. Embora Rebecka e Daniel tivessem levado os seus cães ao veterinário, eles infelizmente não sobreviveram. “'A casa tem estado silenciosa. Estamos a sentir a falta de quatro membros da nossa família. Então, tem sido triste. Todos estamos tristes”, disse Rebecka a uma agência noticiosa. O casal foi forçado a enterrar os seus quatro cães no quintal, pois não tinham dinheiro para mandar cremá-los devido a um conjunto de contas avultadas do veterinário. As flores marcam agora o local onde os cães estão enterrados.

Rebecka e Daniel querem agora processar os seus vizinhos, que, segundo eles, estavam a criar abelhas no quintal. Um GoFundMe foi criado para pagar as contas médicas dos cães e angariou até ao momento quase 4 mil dólares. No início deste ano, um cão foi hospitalizado depois de ter sido picado por um enxame de abelhas mais de 800 vezes no sul da Califórnia. Chance, uma mistura de Pitbull, estava com o seu dono Bryan Engen na sua casa em Lake Mathews quando Bryan tropeçou na colmeia e a situação se tornou incontrolável. As abelhas começaram a atacar agressivamente Chance, que acabou caindo no chão com sangue escorrendo do rosto. Ele foi levado a um veterinário próximo, onde foi tratado de fracturas, entre outros ferimentos, mas sobreviveu ao ataque.

Eu sou 100% a favor dos apicultores, regozijo-me com a apicultura, gosto de mel, e reconheço o importante papel das abelhas na polinização, mas não posso dizer que um apicultor é o melhor vizinho para quem tem um ou mais cães. A presença de abelhas é uma das razões que me leva a aconselhar os passeios com os cães atrelados no campo, para que não venham a ser surpreendidos por enxames selvagens ou vítimas da proximidade de uma ou mais colmeias, que são cada vez menos devido à enormidade dos incêndios e aos ataques mortíferos das vespas asiáticas. Cães e abelhas não combinam e um ataque de um enxame sobre um braquicéfalo é praticamente uma sentença de morte, como é também para um cachorro ou para um cão idoso, quando não são imediatamente assistidos. Os donos correm os mesmos riscos e ainda há aqueles que são alérgicos à picada das abelhas. Na minha vida fui atacado duas vezes por um enxame de abelhas, uma em território nacional e outra abaixo da linha do Equador. A primeira aconteceu durante uma abertura de colmeias e a segunda depois apanhar uma penca de bananas e ter cortado o tronco de uma bananeira, sendo depois obsequiado com um ataque de marimbondos que me deixou com fortes dores, o corpo a arder e os olhos inchados durante vários dias (felizmente que não sou alérgico à picada das abelhas). Como cães e abelhas não combinam, é uma tremenda estultícia montar uma escola canina perto de colmeias.

PS: Cuidado, muito cuidado com as vespas asiáticas e os seus ninhos!

Sem comentários:

Enviar um comentário