segunda-feira, 27 de novembro de 2023

CONDUÇÃO DE MÃO DIREITA, MOINHOS DIRECCIONAIS E PERCURSOS CRONOMETRADOS

 

O Plano de Aula do passado sábado teve como metas a condução de mão direita, o concurso aos moinhos direccionais e a introdução aos percursos cronometradas, requisitos que apontaram para um só objectivo – a instituição da condução nuclear – que procura a minimização do esforço humano e a maximização do esforço animal, visando o melhor aproveitamento e desempenho binomial. Na foto acima vemos a Viv a executar com a CPA Dream um moinho direccional para a direita, trabalho que executaram à trela visando a protecção da garota a mecanização da cadela. Na foto seguinte vemos o José Maria com um dos seus cães a executar um moinho direccional para a esquerda.

Como preparação para uma melhor autonomia funcional dos cães, foi solicitado aos condutores que trabalhassem com os eles na sua frente sobre cinco verticais consecutivas, Conforme se pode ver na foto seguinte, onde vemos o binómio Tomás/Dingo num destes exercícios.

O Doc não apresenta nenhum entrave à condução nuclear, o seu condutor é que precisa de aprender a colocar-se no terreno para melhor orientar à distância e o seu Fila, nomeadamente nas inversões de marcha. Na foto abaixo vemos ambos com o cão a trabalhar ne frente.

Num dos percursos cronometrados podemos observar o esforço do binómio Claudio/Balzac, que foi uma das equipas que melhores tempos alcançou, desempenho que não se pode desligar do excelente relacionamento recíproco entre o dono e o cão.

Balzac que também esteve em evidência sobre as verticais, executando-as em liberdade, de modo célere e irradiando alegria, mostrando em simultâneo disponibilidade e um progresso assaz notório, como convém a quem vem para a escola aprender.

Como se já não bastasse ter os machos atrás dela, a CPA Gaia ainda os procurava e desafiava por se encontrar na fase do estro, contratempo suficiente para pôr o Jorge Filipe no “descanso”. Na foto seguinte vemo-lo a observar o decorrer dos trabalhos numa postura e semblante que lembram um gangster norte-americano durante a “Lei Seca” (1920-1933).

Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Claudio/Balzac; Jorge/Gaia; José António/Doc; José Maria/Jay; Paulo/Bhor; Tomás/Dingo e Viviane/Dream. 

Sem comentários:

Enviar um comentário