segunda-feira, 27 de novembro de 2023

A SUÍÇA QUER CONTINUAR A SEGUIR NA FRENTE

 

Na Suíça há regulamentos para tudo e para nada e, quando não há… inventa-se, porque importa estar na linha da frente no que concerne à civilidade e modernidade. O Conselho Federal (1) quer acabar com a importação irresponsável de cães jovens. Agora os cachorrinhos só poderão entrar na Suíça depois das 15 semanas de idade. Um ajuste nos decretos pertinentes acontecerá até ao próximo mês de março. Ao endurecer as regulamentações, o Conselho Federal quer garantir que os cachorros sejam comprados de forma descuidada e espontânea no exterior, conforme fez saber hoje o Departamento do Interior (EDI) na abertura da consulta. Até apresente data, os cachorros são encomendados na Internet e transportados para a Suíça em Transporte colectivo.

Hoje não existe uma idade mínima para importar cachorros para a Suíça, mas se estes tiverem menos de 8 semanas de idade, só poderão entrar no país acompanhados pela mães. De acordo com o EDI, o limite de idade de 15 semanas ou cerca de 4 meses já se aplica em muitos países da EU (e a Suiça não quer ficar para trás de nenhum!). Em torno desta decisão, há quem ache que deveria de haver uma excepção à regra para particulares que adquirem eles próprios um cão jovem a um criador no estrangeiro. Os organismos estatais e particulares que se dedicam à criação e adestramento de cães de serviço, acham que a importação de cães de serviço jovens deveria ser dispensada de observar a nova regulamentação.

(1)Le Conseil fédéral (em alemão: Bundesrat ; em italiano: Consiglio federale; em romanche : Cussegl federal) é a entidade formada por sete ministros que exerce a chefia de estado da Suíça. Os ministros do Conselho Federal são eleitos pela Assembleia Federal, órgão representativo bicameral, com um mandato de quatro anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário