quinta-feira, 23 de novembro de 2023

PUXÃO DE ORELHAS PARA OS DONOS DE CÃES EM GUERNSEY

 

Inevitavelmente, os donos de cães na Ilha de Guernsey (1) estão a ser lembrados pelas autoridades dos Estados a manter os seus animais de estimação sob controlo e a recolher os seus dejectos. Para que se saiba, os cães não são permitidos na calçada de Lihou ou na Ilha de Lihou e os seus habitantes são incentivados a honrar também a proibição voluntária de cães na extremidade de Vazon, em Richmond. Quem violar qualquer uma destas proibições e não recolher o seu animal de estimação, incorre numa multa de 1.000 libras esterlinas. As autoridades das Ilhas do Canal fizeram saber que a recolha dos dejectos dos cães é particularmente importante quando estes se encontram próximos dos terrenos agrícolas, já que podem transmitir doenças ao gado. Assim, os donos dos cães devem remover as fezes caninas dos caminhos, penhascos, calçadas, passarelas, praias e outros terrenos públicos, usando sacos e os caixotes de lixo para cães.

Quem vive na Ilha, infelizmente, já se apercebeu que o número das aves está a diminuir drasticamente de ano para ano, daí a proibição de cães em Richmond, para proteger as aves pernaltas e as que ali passam o inverno. Estas aves são particularmente vulneráveis a perturbações e o declínio das suas populações não escapa à vista de ninguém. Ao debruçar-se sobre o assunto, Julia Henney, oficial sénior de meio ambiente natural, disse: “A principal fonte de perturbação em Richmond é causada por cães que perseguem e obrigam os pássaros a voar, fazendo com que eles gastem as reservas de energia de que precisam para sobreviver aos mais difíceis meses de inverno”. Acrescentou ainda: “É com isso em mente que pedimos aos donos de cães que evitem passear com eles no extremo de Vazon, em Richmond, para tentar aliviar algumas das pressões sobre as aves e, esperançosamente, permitir que as suas populações se recuperem”. Para bem de todos, espera-se que os ilhéus cumpram com o que lhes é pedido!

(1) Guernsey é a segunda maior ilha das Ilhas do Canal da Mancha, localizada a 27 milhas a oeste da Península de Cotentin, na Normandia. Constitui a maior parte da jurisdição do mesmo nome, que compreende também outras três ilhas habitadas e muitas ilhotas e rochedos. As Ilhas do Canal, particularmente Guernsey, foram os únicos territórios britânicos na Europa ocupados na II Guerra Mundial pela Alemanha Nazi.

Sem comentários:

Enviar um comentário