sexta-feira, 10 de novembro de 2023

CENTÉSIMO ANIVERSÁRIO DO LEAL E INESQUECÍVEL HACHIKO

 

Celebra-se hoje no Japão, sexta-feira 10 de novembro de 2023, o centésimo aniversário do seu cão mais famoso – HACHIKO – 88 anos após a sua morte. Os japoneses nunca se esqueceram dele por causa da sua proverbial lealdade e continuará ser lembrado por causa disso, sendo um ícone multigeracional. Existem filmes e vários livros sobre este inesquecível Akita, também um monumento na estação de Shibuya, em Tóquio, onde em vão esperou o seu dono durante 10 anos. Na sua estátua de bronze, entronizada num pedestal, uma estátua diz em japonês “Leal Cão Hachiko”.

A vida deste leal cão é também a história de uma grande amizade. Na década de 1920, ele acompanhava o seu dono até a estação ferroviária todas as manhãs e à noite voltava a acompanhar o professor Ueno novamente até casa. Mesmo quando Ueno morreu repentinamente em 1925, mesmo sendo um cão abandonado, ele continuou a esperar pelo professor durante anos, tornando-se o epítome do companheiro leal. O realizador sueco Lasse Hallström retratou a sua vida num filme em 2009 na companhia de Richard Gere. Hachiko morreu perto da estação ferroviária no dia 8 de março de 1935. Hoje a sua estátua não é apenas um popular ponto de encontro para os turistas, mas também um conhecido local de reunião para os habitantes locais. Assim, quando os jovens de Shibuya se reúnem para ir ao cinema ou fazer compras, costumam dizer: “encontramo-nos no Hachiko”. A cidade de Odate, na província de Akito, onde nasceu este cão, comemora o seu 100º aniversário com um festival que acontecerá de 11 a 12 de novembro, conforme adiantou a autarquia local.

Celebrar o centenário do Hachiko, que bem merece ser relembrado, é para mim relembrar e homenagear todos os cães que me acompanharam ao logo da minha carreira na cinotecnia, companheiros que nunca me abandonaram, sempre me animaram e que muito me ensinaram, cuja dedicação contribuiu para homem que sou hoje (cada qual terá os seus para homenagear). Quando começamos a entendê-los e a fazer-nos compreender é que percebemos o tanto que eles têm para nos ensinar! Não tente fazer do seu cão uma réplica de si próprio, deixe-o ser quem é e descubra o que ele tem de único para lhe oferecer. 

Sem comentários:

Enviar um comentário