quinta-feira, 30 de novembro de 2023

ALGUÉM SABE QUANTAS GUERRAS FALTAM PARA OS CÃES SEREM DISPENSADOS DELAS?

 

Quatro cães militares israelitas que foram vitais para salvar vidas de soldados ao encontrar armas e bombas escondidas pelo Hamas serão enterrados com todas as honras militares. O grupo de pastores belgas “CRACK” foi morto pelo Movimento de Resistência Islâmica depois de ter descoberto mais de 50 dispositivos armadilhados, armas e stocks de munições no último mês. Os cães, todos pertencentes à unidade especializada OKETZ (k-9) das Forças de Defesa de Israel (IDF), estavam estacionados na BRIGADA DE OPERAÇÕES ESPECIAIS MAROM e foram vitais na descoberta de armas de fogo escondidas nos contestados hospitais al-Shifa e turcos na cidade de Gaza, além de serem responsáveis pela localização dos corpos de dois reféns sequestrados. Quatro desses cães especialistas – chamados Mido Taiga, Jack e Gendi – foram mortos no conflito e serão enterrados no cemitério da unidade no seu Quartel-general. Os cães Malinois encontraram a paciente oncológica Yehudit Weiss de 64 anos e o cabo Noa Marciano de 19, em al-Shifa na semana passada. Ambos supostamente mortos pelo Hamas, apesar do grupo palestiniano ter alegado que a Sra. Weiss tinha morrido de um “ataque de pânico” e o cabo Marciano de ferimentos durante um ataque israelita.

Autoridades israelitas disseram que os cães encontraram bombas em várias áreas do hospital de Shifa, reforçando as alegações das IDF de que o Hamas usou uma sofisticada rede de túneis sob o comando de Al Shifa como centro de comando e controle, contrariando a legislação internacional. Na semana passada, as IDF descobriram vários poços e túneis no edifício do hospital, que mais tarde foram explodidos, enquanto o Hamas continuava a negar que o local fosse um reduto militar. No entanto, fontes das IDF disseram que foram encontradas armas “por todo o hospital”, graças aos cães, incluindo debaixo das camas, equipamentos médicos e armários. As mesmas autoridades partilharam imagens incríveis dos cães em acção e revelaram como um deles salvou a vida de uma unidade de soldados depois de detectar uma bomba armadilhada. O cão chamado Denver – que ainda está vivo – farejou dois grandes carros-bomba perto do hospital turco em Gaza e uma bomba dentro de um carro entre dois prédios do complexo. Depois que o Denver alertou a unidade, a filmagem mostra como um drone Zik foi chamado e retirou o carro com segurança, sem ferir nenhum dos soldados. Os cães também são usados na verificação de túneis túneis para soldados quando o acesso é difícil, por meio de câmeras fixadas nas suas cabeças.

Outro cão encontrou também uma bomba letal com armadilha que continha estilhaços e balas, que também acabou desactivada com segurança. As autoridades militares israelitas destacaram o Malinois “GENDI” pela sua bravura, depois de ter sacrificado a sua vida para salvar soldados numa unidade que entrou num bloco de apartamentos na cidade de Gaza como parte de uma operação de limpeza. O cão foi enviado e passou pelo primeiro e segundo andares, mas foi emboscado por um terrorista no terceiro, que nele atirou pensando tratar-se de um soldado. Como resultado, a unidade das IDF foi alertada sobre a presença inimiga e capaz de agir contra ela, direccionando o fogo e neutralizando todos os inimigos. Um oficial das IDF disse ao MailOnline: “O cão sacrificou a sua vida para salvar os soldados que teriam sido emboscados, e este foi apenas um de muitos casos”. Outro oficial disse: 'Os combatentes e cães da unidade participam em todas as missões operacionais, estão determinados a operar sempre que for necessário. Continuaremos a ser uma unidade significativa para a segurança das nossas forças. Os cães que morreram defendendo bravamente o nosso país serão homenageados e lembrados.” A unidade Oketz foi fundada em 1939. Desde então, mais de 150 cães foram mortos em combate e estão enterrados no cemitério do Quartel-general da unidade no centro de Israel.

Parece que poucos duvidam que a Oketz é uma das melhores unidades K9 mundiais, o que se deve em primeira instância ao treino árduo e continuado de homens e cães em cenários reais que tornam obsoletos os mais exigentes simulacros, num lugar geoestratégico ora de guerra aberta ora de guerra latente e vice-versa. Diante dos cães que já morreram e vão continuar a morrer, cento e tal anos depois, pergunta-se: quantas guerras faltarão para os cães serem dispensados delas? Será que ainda não tivemos tempo suficiente para pensar nisso? Hoje nascer cavalo é na maioria dos casos um privilégio, nascer cão pode ser ou não! Enquanto a vida dos cães for barata, eles continuarão a marchar para a guerra, traídos por uma amizade condicionada, também por um brinquedo e um saco de biscoito baratos. Mais do que heróis, eles continuam a ser vítimas do especismo que nos assola. Que venham os cães de lata com IA – os de carne e osso agradecem – os soldados humanos nem tanto!

FURTARAM-LHE O CARRO COM O CÃO LÁ DENTRO

 

Alguns pequenos furtos nos Estados Unidos acabam por ter alguma piada pelo seu carácter inesperado e caricato. Sábado passado, dia 25 de novembro de 2023, pelas 16h50, na cidade norte-americana de Stamford, localizada no Condado de Fairfield e pertencente ao Estado de Connecticut, na Richmond Hill Avenue, uma afro-americana, Tashara Wilson (na foto seguinte), de 48 anos, deixou o seu SUV a trabalhar com o seu Pinscher Bungee Chihuahua lá dentro e dirigiu-se rapidamente a um refeitório. Passados alguns momentos, ao voltar, carro e cão tinham desaparecido. Tashara Wilson chamou a polícia e esta avistou a viatura furtada do outro lado da cidade. Uma câmera de trânsito de Stamford captou o que aconteceu a seguir: uma perseguição a pé do suspeito que segurava o cão. Um polícia deitou a mão à coleira do cãozinho e um dos suspeitos que a segurava acabou por bater com a cabeça na calçada. O pequeno cão também caiu, mas saiu ileso enquanto o suspeito fugiu e largou uma espingarda de pressão de ar de metal preto.

“Nunca é uma boa situação quando você sai por aí a roubar carros ocupados com cães de outras pessoas, a fugir da polícia com armas falsas e com verdadeiras a apontar para si”, disse o capitão do Departamento de Polícia de Stamford, Chris Baker. A polícia prendeu finalmente Isiah Armstead, de Stamford, de 20 anos, que acusou de furto de segundo grau, conspiração, operação de veículo motorizado sem licença, interferência contra a polícia, posse de arma de fogo fac-símile e crueldade com animais, encontrando-se agora detido debaixo de uma fiança de US$ 25.000 com data de julgamento em 8 de dezembro. A sua acompanhante foi identificado como Paris Wade, de Stamford, de 18 anos. Ela é acusada de furto de segundo em grau, conspiração e interferência na acção policial, sendo detida sob uma fiança de US$ 2.500 e também com a mesma data de julgamento (8 de dezembro). Wade foi também presa com base num mandado pendente de agressão de segundo grau (a voltinha vai-lhes sair cara!).

Quando na passada segunda-feira a polícia apareceu no apartamento de Tashara Wilson com o cão, esta não cabia em si de alegria e mostrou-se muito grata aos agentes pelo feliz reencontro. “Não sei como agradecer-lhes, quero dar-lhes o mundo. Eles não imaginam o quanto salvaram os dois”, disse Wilson, que repetiu várias vezes o que a polícia disse: leva apenas alguns segundos para alguém furtar o seu carro destrancado e em funcionamento. Então, desligue o veículo, tire a chave e tranque o carro.

Nas horas mortas, principalmente à noite, em locais ermos ou muito movimentados, mal iluminados, mal vigados e potencialmente perigosos, caso tenha o cão na bagageira e pretenda sair por breves momentos, deixando-o dentro do carro, passe-o para a frente da viatura e tranque-a. Desde que a sobrevivência do animal não seja colocada em risco, nem sempre é aconselhável deixar uma fresta aberta de uma ou mais janelas, porque facilitam a introdução de iscas envenenadas, a entrada de lâminas e o uso de sprays aos meliantes, para além de facilitarem ainda mais o roubo da viatura. Devido aos perigos que envolvem esta missão, a guarda do carro pelo cão só deverá acontecer excepcionalmente e num curtíssimo espaço de tempo, mesmo que os animais estejam habilitados a afastar-se dos sprays e a recusar engodos, porque qualquer cão isolado e continuamente fustigado dentro de uma viatura, acusa o exíguo confinamento e tende, mais cedo ou mais tarde, a enveredar pelos instintos em prejuízo do condicionamento de que foi alvo, acabando assim por vulnerabilizar-se (pôr-se a jeito). O ideal nestas circunstâncias é nunca se afastar muito do cão e  da viatura e tê-los “debaixo de olho”, para impedir o roubo do carro e reforçar eventualmente as acções do animal.

PS: Visando o pronto socorro do cão, ensine-o a abrir as portas do carro depois de você as destrancar com o comando (o condicionamento é muito fácil).

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

ESTA CADELA FEZ O QUE TODOS OS DONOS DEVERIAM FAZER

 

Peine é uma cidade alemã situada no distrito com o mesmo nome, no estado de Niedersachsen. Ali, uma cadela mestiça fugitiva tudo fez para se reencontrar com o seu dono, valendo-se da ajuda da polícia. Ela fugiu na passada sexta-feira, dia 24 de novembro de 2023, quando o seu dono foi atropelado por um ciclista e ficou ferido. Por ocasião do acidente, a cadela que dá pelo nome de “FRITZI”, assustou-se e fugiu, conforme disse um porta-voz da polícia local. No dia seguinte, a cadela, surpreendentemente, apareceu na esquadra da polícia. Ela começou por contornar o guarda e depois encontrou uma porta aberta para entrar. A polícia suspeita que a Fritzi estava com frio e que procurou o aconchego da esquadra. Depois de instalada, foi finalmente entregue ao seu dono!

Todos os donos deveriam condicionar os seus cães a procurar os postos policiais da sua área de residência e os mais próximos das localidades para onde eventualmente se deslocam, o que em caso de fuga e desorientação dos animais é muito útil, porque facilitará de sobremaneira a sua devolução aos seus legítimos proprietários. Condicionar os cães à procura das esquadras da polícia e ali permanecer até à chegada dos donos, não é uma tarefa difícil, considerando a experiência feliz, o diferente comportamento dos polícias, os odores comuns a todas as esquadras e o concurso da recompensa. Vale a pena seguir este conselho!

TODOS À PROCURA DE ELIOT

 

Um bairro inteiro na cidade de Toulenne, no Departamento francês de Gironde, une forças para encontrar Eliot, um cão com deficiência visual e auditiva desaparecido desde 19 de novembro de 2023. Aproveitando o portão da sua casa aberto, este Border Collie de 14 anos (na foto seguinte) fugiu e ainda não voltou desde então. O seu desaparecimento traz os seus donos muito preocupados porque o animal precisa de cuidados especiais ao sofrer de diversas patologias, que o obriga seguir tratamento médico prescrito por um veterinário. Há nove dias, os seus donos e muitos moradores organizam buscas diárias para tentar encontrá-lo, sendo todo o bairro visto de ponta a ponta. Os donos do cão alertaram ainda a Mairie, a Gendarmerie, os serviços municipais e diversas associações. Foram distribuídos folhetos nas caixas de correio dos moradores locais e lançados apelos, que foram também difundidos nas redes sociais. Mas apesar desta significativa mobilização, Eliot ainda não foi encontrado. Quem tiver informações sobre onde o cão possa estar, deverá contactar um número telefónico indicado. O idoso cão desaparecido está identificado, tem microchip e é esterilizado, sendo descrito como sociável e muito gentil.

Valho-me desta notícia para relembrar aos meus leitores da importância das coleiras com GPS, cujo rasto pode ser seguido no computador e pelo telemóvel, acessórios de grande utilidade para quem tem cães irreverentes, sem qualquer tipo de ensino e idosos, nos dois primeiros casos porque ao animais tendem a pôr-se em fuga e no último a perder-se. O processo de envelhecimento de um cão inicia-se, em média, a partir dos sete anos de idade, o que inclui, normalmente a perda de visão e audição, a diminuição da energia, o aumento das horas de sono e maior dificuldades de locomoção. De acordo com estudos anteriores, mais da metade dos cães que ultrapassam os 15 anos de vida podem vir a sofrer de Alzheimer canino, doença que só os veterinários poderão certificar e que é causada pela degeneração do sistema nervoso central, que induz a mudanças de comportamento, à perca de memória, à desorientação, a alterações psicológicas, à confusão e até a mudanças de personalidade.

Numa fase mais aguda do processo de envelhecimento, agravado pela doença, os cães não respondem quando são chamados; desorientam-se dentro e fora de casa; não reconhecem os membros da família; deixam de solicitar afecto e não procuram a atenção dos donos; perdem a vontade brincar, parecem sempre ausentes e ficam a olhar para o vazio; têm atitudes repetitivas, dando voltas ao mesmo lugar, perambulando sem rumo e/ou deslocando objectos; Tendem a ficar presos entre os móveis e não conseguem sair; alteram as rotinas do sono e passam a dormir mais de dia; caminham e ladram durante a noite sem motivo aparente, fazem as suas necessidades fisiológicas fora dos lugares habituais, chegando a perder o controlo dos esfíncteres. Diante deste panorama e atendendo à idade do Eliot, é bem possível que ao sair se tenha desorientado e não consiga voltar para casa. Oxalá alguém não lhe tenha dado já sepultura, que venha a ser encontrado em algum lugar de onde não consiga sair. Mas à medida que os dias vão passando, as suas chances de sobrevivência são cada vez menores. Seria óptimo para o Eliot e para os seus donos que alguém o tivesse acolhido.

PS: O processo de envelhecimento canino é irreversível, mas pode ser retardado através de jogos e de exercícios próprios, capazes de dar aos cães mais idosos melhor qualidade de vida, que é aquilo que tenho andado a fazer com o binómio Paulo/Bohr, quando o condutor muito atarefado tem tempo para isso! 

GRANDE AFLUÊNCIA DE LEITORES DA FINLÂNDIA

 

A agradável surpresa desta semana foi a grande afluência de leitores finlandeses a este blogue, cujo número até agora já ultrapassou as duas centenas. Apesar da distância, como luterano, sinto a Finlândia bem próxima e parece que estou a ver as suas crianças com os Calendários de Advento (1) a contar os dias que faltam para o Natal. Apesar do Pai Natal só chegar na véspera do Natal, na Finlândia ele pode ser visitado o ano todo, já que mora neste país, mais precisamente em ROVANIEMI, na Lapónia, sendo ali conhecido como JOULUPUKKI.

À parte das afinidades de credo, eu quero chamar de bem-vindos estes leitores, agradecer-lhes o contacto e continuar a manter o seu interesse, para além de esperar manter com eles frutuoso intercâmbio - Hyvää joulua Suomelle ja kaikille suomalaisille!

(1)O Calendário do Advento corresponde ao período do Advento litúrgico, aos quatro domingos que antecedem o Dia de Natal, começando este ano no domingo, dia 3 de Dezembro, já no próximo domingo! As crianças costumam ter o seu próprio Calendário do Advento através do qual comem um pedacinho de chocolate ou um rebuçado todos os dias.

ASSALTANTE AMARRA-O, ESPANCA-O, AMORDAÇA-O, MATA-LHE O CÃO, ESVAZIA-LHE A CONTA, ROUBA-LHE O TELEMÓVEL E AINDA LHE LEVA A MOTORETA

 

Um homem de 23 anos terá em breve que responder perante o Tribunal Distrital de Bremen. Este arguido, segundo anunciou o porta-voz Jan Stegemann ontem, é acusado entre outras coisas de sequestro exorbitante, lesões corporais graves e roubo qualificado. Os crimes perpetrados lembram verdadeiras cenas de um filme de terror, conforme narram os trechos da acusação. De acordo com as declarações do porta-voz atrás citado, o proprietário de um jardim na área de Waller Feldmark, de 83 anos, estava no seu jardim, no dia 21 de maio deste ano, quando o acusado o atacou ali. O suposto ladrão e agressor começou por ameaçar o idoso com uma faca e trancou-o na casa de banho de um mirante. Com a vítima lá dentro, o agora arguido teria amarrado os braços e as pernas ao octogenário, deitando-o depois no chão.

O cão do idoso, que tudo presenciou, começou a uivar a partir de determinada altura, pelo que foi rapidamente morto com uma pedra pelo arguido, mas as denúncias não se ficam por aqui. O idoso teve que passar a noite seguinte amarrado dentro da casa de banho, temendo a cada momento ser maltratado pelo jovem de 23 anos, que ameaçou cortar-lhe por diversas vezes partes do corpo, como o nariz e as orelhas. "Para ilustrar a sua ameaça, ele (o acusado) teria infligido um corte no antebraço esquerdo, socando e chutando a vítima várias vezes", segundo disse o porta-voz Stegemann, descrevendo mais detalhes da acusação. Mais tarde naquela noite, o jovem de 23 anos vendou os olhos ao octogenário e só o libertou na manhã seguinte, depois de extorquir-lhe o cartão de débito e o seu código, roubando-lhe também a carteira e cerca de 80 euros em dinheiro. Levou também um telemóvel, as chaves do apartamento do idoso e uma corrente, fugindo finalmente na motoreta da sua vítima e desapareceu. Mais tarde, a polícia localizou-o e foi levado sob custódia.

PS: Com sustos bem menores já muita gente morreu. O octogenário teve muita sorte ou tem uma saúde de ferro para ter sobrevivido a um macabro assalto destes! Quanto ao jovem criminoso, algo me diz que não deverá ter uma vida longa nem um fim promissor.  

terça-feira, 28 de novembro de 2023

HABÍA UNA BESTIA SUELTA EN TENERIFE

 

No que concerne à crueldade sobre animais, os nossos vizinhos espanhóis disputam quase sempre os primeiros lugares da Europa e por vezes do Mundo, e nem tão pouco estou a englobar as touradas. Agentes da Guardia Civil do posto de Buenavista del Norte (Tenerife) prenderam um homem de 35 anos acusado de usar flechas de besta para atirar numa cadela grávida com dez cachorros. Este morador do município de Los Silos é acusado de cometer cinco crimes de crueldade contra animais, quatro dos quais resultaram em morte grave e um dos quais resultou em ferimentos, bem como um crime contra a ordem pública. A investigação começou depois que agentes da Guardia Civil tomarem conhecimento da publicação, numa popular rede social de imagens, de um cão ferido por uma flecha. O agora preso também teria ainda ferido outro cão que foi atingido pela mesma arma. Durante a investigação, a Guardia Civil conseguiu descobrir e verificar que o ataque aos dois cães havia sido realizado com pistola e flechas, sendo que um deles penetrou no animal posteriormente falecido, uma fêmea grávida e o outro, um macho, aparentemente ferido numa das pernas. A cadela foi encontrada por uma pessoa que a levou ao veterinário, onde viria a morrer após a realização de uma cesariana, salvando-se sete dos dez cachorros.

Na sequência dos esforços de investigação levados a cabo pelos agentes da Guardia Civil, conseguiu-se identificar, localizar e deter o alegado autor dos crimes cruéis acima mencionados. Após a devida autorização judicial, os polícias encontraram no apartamento do preso as armas com as quais foram cometidos os crimes: uma besta, cerca de 500 flechas e dardos, além de 10 arcos de tiro, dois ponteiros laser, três punhos americanos (soqueiras), um adaga com 30 centímetros de comprimento e diversos materiais associados. A Guardia Civil agradeceu aos cidadãos a boa colaboração na resolução dos crimes cruéis cometidos contra aqueles dois animais. Graças à sua ajuda e às dicas de testemunhas e vizinhos, não só o suposto autor do crime foi preso, mas também a vida de sete dos cachorrinhos foi poupada. O detido foi colocado à disposição do Tribunal de Instruções de Icod de los Vinos juntamente com o processo iniciado. A Espanha tem que mudar, a Espanha já está a mudar!

PS: Estou cm alguma curiosidade para saber que pena irá ser aplicada a uma besta destas, que a meu ver deveria ser exemplar!

COM CÃES COMO O RYKER NÃO VALE A PENA “BRINCAR ÀS ESCONDIDAS”

 

O RYKER (na foto acima) é um CPA negro pertencente à UNIDADE CANINA DO SERVIÇO POLICIAL DE LONDRES que ajudou a rastrear um suspeito que se encontrava escondido nuns arbustos após supostamente ter tentado arrombar uma casa. A pretensa tentativa de assalto ocorreu no sábado passado e o proprietário da casa viu o suspeito a tentar entrar através de um câmera giratória. Quando os polícias chegaram ao local, o suspeito fugiu. O cão-polícia Ryker foi então chamado para rastreá-lo, acabando por encontrá-lo a tentar esconder-se nuns arbustos do quintal. Tivemos conhecimento da ocorrência através de um post da Unidade Canina do Serviço Policial de Londres. Moral da história: COM CÃES COMO O RIKER NÃO VALE A PENA “BRINCAR ÀS ESCONDIDAS”.

AUSTRÁLIA: UM FELIZ NATAL SEM DENTADAS

 

Os carteiros australianos na sua azáfama já estão a sentir que o Natal está para chegar, após um aumento acentuado dos ataques caninos. Mais de 50 funcionários dos correios são atacados todas as semanas enquanto entregam cartas e encomendas, com Queensland e New South Wales (NSW) a registar o maior aumento. Tamworth, Nepean e Alexandra em NSW, Stafford e Darra em Queensland e Rockingham em Western Australia são as áreas com o maior número de incidentes relacionados com cães a nível nacional. Os donos de animais de estimação estão a ser incentivados a garantir que os seus cães estejam seguros após o aumento dos ataques. O gerente geral de segurança e bem-estar do Australia Post, Rod Maule, disse que os ataques aconteciam com mais frequência na porta da frente, quando os correios tentavam entregar pacotes.

“Esta é a época mais movimentada do ano, em todas as capitais metropolitanas, em algumas cidades e vilas regionais, fazemos agora entregas até sete dias por semana, por isso é mais importante do que nunca manter os cães seguros”, disse ele. “Sabemos que os nossos clientes estão ansiosos para receber as suas entregas, mas a segurança da nossa equipa está em primeiro lugar e se não for seguro para nossos carteiros aproximarem-se de uma casa, eles não poderão entregar”. Juntamente com o treino da equipa, o Australia Post introduziu várias medidas preventivas para reduzir os ataques de cães. Isso inclui um rastreador digital de perigos que permite que os carteiros registem a localização de um cão perigoso, o que alertará outros funcionários quando eles se aproximarem da casa, permitindo-lhes evitá-lo ou tomar um cuidado extra. Um feliz Natal sem dentadas, é o que a AUSTRALIA POST deseja a todos os seus carteiros!

SEM ABRIGO: CONSENTIR-LHES A POSSE OU ESTENDER-LHES OS BENEFÍCIOS DOS CÃES DE ASSISTÊNCIA?

 

No condado norte-americano de Yolo, na Califórnia, uma sem-abrigo que se alojava num SUV com os seis cães foi presa por supostamente abusar de um deles num estacionamento. Ontem, dia 27 de novembro, pelas 06h21, agentes do Departamento de Winters disseram que receberam uma chamada telefónica sobre uma mulher que estava espancar e a sufocar um cão no estacionamento perto do Starbucks na Matsumoto Lane. Ao chegar ao local, um polícia relatou que a mulher se barricou num SUV preto com vários cães e que o ameaçou com uma arma. O agente da autoridade solicitou reforços e recebeu assistência do Gabinete do Xerife do Condado de Yolo. As autoridades identificaram a mulher como sendo Anastasia Mischenko, de 25 anos. Disseram que após mais de 30 minutos de negociação com ela, ela saiu finalmente do veículo, mas resistiu à detenção. Mischenko acabou por ser presa e autuado na Cadeia do Condado de Yolo por contravenção, crueldade contra animais e resistência/obstrução a um polícia. As autoridades disseram que ela será avaliada pela equipa de saúde mental da prisão. O abrigo de serviços para animais do condado de Yolo assumiu a custódia dos seis cães que estavam no veículo. A equipa de serviços de animais irá avaliar e tratar os cães acerca de possíveis necessidades médicas.

Este é mais um caso que me põe a pensar sobre se devemos consentir a posse de cães aos sem-abrigo, como até aqui tem vindo a acontecer, ou se ao invés, deveríamos estender-lhes os benefícios dos cães de assistência. Se o acompanhamento feito até aqui junto dos sem-abrigo visa a sua integração social, consentir que tenham os seus cães é obstar à sua reintegração e subsidiar o seu pequeno mundo à parte, para além de condenar os animais à mesma sorte que induz à miséria. Mas se ao invés levarmos cães de assistência aos seus pontos de apoio, os animais irão ajudar-nos na reinserção social dos sem-abrigo pela criação de vínculos afectivos que levarão alguns a desejarem reintegrar-se na sociedade para poderem ter o seu próprio cão. Para além da desesperança e da miséria, o isolamento é um dos principais recrutadores dos sem-abrigo. Ao terem que deslocar-se aos centros de apoio para estarem com os cães, obrigatoriamente acabarão por estabelecer contacto com os seus tratadores, que dali em diante farão parte da sua vida, a quem ouvirão e que acabarão por ser seus confidentes, quiçá em parte responsáveis pela sua mudança de vida. Dar um cão a um sem-abrigo pode potenciar o seu indesejável isolamento; um cão de assistência pode trazê-lo de volta. Enquanto adestrador canino entendo que os cães não vieram para separar os homens, mas sim para uni-los. 

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

MUNIÇÕES COM 3/4 DE ÁGUA USADAS NUMA BRIGA

 

O cocó de um cão é composto por 3/4 de água e por alimentos não digeridos, incluindo-se nestes carboidratos, fibras, proteínas e gorduras do sistema do sistema digestivo do animal, estando ainda nele presente uma gama de bactérias residentes que são necessárias à digestão. Nunca tive notícia, até ao fim-de-semana passado, de alguém se ter lembrado de fazer do cocó de cão uma arma de arremesso! Um confronto físico estoirou entre o dono de cão e um desconhecido por causa de um cocó de cão não apanhado no passado fim-de-semana. De acordo com aquilo que polícia local divulgou hoje, um proprietário canino de 23 anos estava a passear o seu cão no passado sábado na cidade alemã de Radeberg. Entretanto o animal defecou numa rua (Straße des Friedens) e o seu dono não apanhou a pilha de excrementos. Um desconhecido que a tudo assistiu, saiu imediatamente de uma propriedade e pediu ao jovem dono do cão para remover dali as fezes do animal., ao que o outro respondeu não ter nenhum saco com ele.

O desconhecido teria então corrido ruidosamente em direcção ao dono do animal e atirado nele a pilha de fezes, seguindo-o de seguida, o que deu início a um confronto físico, acabando o dono do cão atingido no rosto. Mas, segundo a polícia, o agressor ainda não estava satisfeito e continuou a perseguir o dono do animal. Na esquina da Straße des Friedens com a Dresdner Straße, os dois lutaram novamente e caíram no chão. Uma testemunha interveio e o suspeito foi embora. O jovem de 23 anos sofreu ferimentos ligeiros e os seus óculos, no valor de cerca de 350 euros, também ficaram danificados. Não se sabe o que o cachorro fez durante a briga e como se encontra. Entretanto, a polícia procura eventuais testemunhas.

PS: Estou convencido que o jovem agredido dificilmente voltará a sair à rua com o seu cão sem trazer consigo um rolo de sacos para os dejectos do animal, que não demorará a apanhara!

TRAGA O SEU CÃO, É A CATEDRAL DE CARLISLE QUEM O DIZ!

 

A Catedral de Carlisle, a segunda menor das catedrais antigas da Inglaterra, foi a última a anunciar que os visitantes poderiam trazer os seus cães bem comportados para aquele edifício religioso a partir do passado sábado, dia 25 de novembro. Os cães-guia, de terapia e de assistência já eram bem-vindos na Catedral de Carlisle para aqueles que visitam ou participam dos seus serviços religiosos - os cães sempre foram permitidos no local - mas esta nova iniciativa permitirá que todos os visitantes tragam os seus cães, com trela curta, para a própria Catedral. O Reitor e o Capítulo esperam que esta nova política torne a Catedral de Carlisle ainda mais acessível e acolhedora aos visitantes. O Reitor de Carlisle, Rev. Jonathan Brewster, disse: “Cada vez mais as catedrais estão a tornar-se mais amigas dos cães e, como Catedral de Cumbria e Lake District, desejamos dar as boas-vindas a todos! Entendemos que os cães também fazem parte da família, então sinta-se à vontade para trazê-los no vosso dia de visitar (explorar) Carlisle.”

A Catedral pede que os visitantes tragam cães bem comportados (um cão por adulto) e que os mantenham sempre com a trela curta, que sejam atenciosos com os outros visitantes e façam a limpeza após qualquer acidente. Não são permitidos cães nos serviços religiosos, nos passeios acima do nível do solo, na Fazenda ou no interior do Café Catedral. Os cães são bem-vindos no recinto e na área exterior do Café, nos Claustros. Uma tigela de água é fornecida em frente à porta principal da Catedral. Os visitantes são incentivados a participar da conversa postando as suas fotos e usando a hashtag #DogsInCathedrals. Carlisle é a 16ª catedral de 42 a permitir cães bem comportados numa curta distância nas catedrais, incluindo Chester, Chichester, Canterbury, Ely, Durham, Lincoln e Wells. A Catedral de Wells ganhou a prata de melhor café que aceita cães no ano passado. À parte disto, todas as catedrais inglesas acolhem cães de assistência.

Poderei eu compreender esta chamada dos cães para as igrejas à luz do versículo bíblico I Cor 9:22, que diz: “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para, por todos os meios, chegar a salvar alguns? Aparentemente parece que sim, isto se os fins justificarem os meios! Precisará a Igreja de Cristo na terra dos cães para alcançar os seus donos, de abrir as suas portas aos animais para conduzir os seus proprietários à Porta da Salvação? Celebremos a Eucaristia com os cães debaixo dos altares? Não estaremos a fazer dos cães ícones? É bem possível que a abertura dada aos cães pelas igrejas históricas possibilite a entrada de outros animais de estimação, mas espero não ver ratazanas atreladas e porcos vietnamitas, que até são maneirinhos e inteligentíssimos, a penetrar pelas portas românicas e góticas das nossas igrejas! Vivemos tempos conturbados que alguns entendem simplesmente como apostasia.

A SUÍÇA QUER CONTINUAR A SEGUIR NA FRENTE

 

Na Suíça há regulamentos para tudo e para nada e, quando não há… inventa-se, porque importa estar na linha da frente no que concerne à civilidade e modernidade. O Conselho Federal (1) quer acabar com a importação irresponsável de cães jovens. Agora os cachorrinhos só poderão entrar na Suíça depois das 15 semanas de idade. Um ajuste nos decretos pertinentes acontecerá até ao próximo mês de março. Ao endurecer as regulamentações, o Conselho Federal quer garantir que os cachorros sejam comprados de forma descuidada e espontânea no exterior, conforme fez saber hoje o Departamento do Interior (EDI) na abertura da consulta. Até apresente data, os cachorros são encomendados na Internet e transportados para a Suíça em Transporte colectivo.

Hoje não existe uma idade mínima para importar cachorros para a Suíça, mas se estes tiverem menos de 8 semanas de idade, só poderão entrar no país acompanhados pela mães. De acordo com o EDI, o limite de idade de 15 semanas ou cerca de 4 meses já se aplica em muitos países da EU (e a Suiça não quer ficar para trás de nenhum!). Em torno desta decisão, há quem ache que deveria de haver uma excepção à regra para particulares que adquirem eles próprios um cão jovem a um criador no estrangeiro. Os organismos estatais e particulares que se dedicam à criação e adestramento de cães de serviço, acham que a importação de cães de serviço jovens deveria ser dispensada de observar a nova regulamentação.

(1)Le Conseil fédéral (em alemão: Bundesrat ; em italiano: Consiglio federale; em romanche : Cussegl federal) é a entidade formada por sete ministros que exerce a chefia de estado da Suíça. Os ministros do Conselho Federal são eleitos pela Assembleia Federal, órgão representativo bicameral, com um mandato de quatro anos.

CONDUÇÃO DE MÃO DIREITA, MOINHOS DIRECCIONAIS E PERCURSOS CRONOMETRADOS

 

O Plano de Aula do passado sábado teve como metas a condução de mão direita, o concurso aos moinhos direccionais e a introdução aos percursos cronometradas, requisitos que apontaram para um só objectivo – a instituição da condução nuclear – que procura a minimização do esforço humano e a maximização do esforço animal, visando o melhor aproveitamento e desempenho binomial. Na foto acima vemos a Viv a executar com a CPA Dream um moinho direccional para a direita, trabalho que executaram à trela visando a protecção da garota a mecanização da cadela. Na foto seguinte vemos o José Maria com um dos seus cães a executar um moinho direccional para a esquerda.

Como preparação para uma melhor autonomia funcional dos cães, foi solicitado aos condutores que trabalhassem com os eles na sua frente sobre cinco verticais consecutivas, Conforme se pode ver na foto seguinte, onde vemos o binómio Tomás/Dingo num destes exercícios.

O Doc não apresenta nenhum entrave à condução nuclear, o seu condutor é que precisa de aprender a colocar-se no terreno para melhor orientar à distância e o seu Fila, nomeadamente nas inversões de marcha. Na foto abaixo vemos ambos com o cão a trabalhar ne frente.

Num dos percursos cronometrados podemos observar o esforço do binómio Claudio/Balzac, que foi uma das equipas que melhores tempos alcançou, desempenho que não se pode desligar do excelente relacionamento recíproco entre o dono e o cão.

Balzac que também esteve em evidência sobre as verticais, executando-as em liberdade, de modo célere e irradiando alegria, mostrando em simultâneo disponibilidade e um progresso assaz notório, como convém a quem vem para a escola aprender.

Como se já não bastasse ter os machos atrás dela, a CPA Gaia ainda os procurava e desafiava por se encontrar na fase do estro, contratempo suficiente para pôr o Jorge Filipe no “descanso”. Na foto seguinte vemo-lo a observar o decorrer dos trabalhos numa postura e semblante que lembram um gangster norte-americano durante a “Lei Seca” (1920-1933).

Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Claudio/Balzac; Jorge/Gaia; José António/Doc; José Maria/Jay; Paulo/Bhor; Tomás/Dingo e Viviane/Dream. 

domingo, 26 de novembro de 2023

HÁ DIAS EM QUE NÃO SE PODE DEIXAR O CÃO À PORTA DO SUPERMERCADO

 

Ontem, sábado, em Viena, capital da Áustria, por volta das 09h30, polícias de patrulha encontram um Husky sozinho na frente de um supermercado, na área de Schönbrunner Strasse, segundo fez saber o porta-voz da polícia Mattias Schuster. O proprietário do animal, um italiano de 42 anos, apareceu alguns momentos depois, mas não tinha na sua posse nenhum documento de identidade nem qualquer documento que provasse ser o dono do cão. Mercê disso, os polícias acompanharam-no até casa.

Quando lá chegaram, notaram um cheiro intenso a liamba na escada, mal o italiano abriu a porta do apartamento. Depois de inquirido sobre aquele distintivo odor, o transalpino entregou aos polícias dois frascos de picles que continham liamba, no total de 180 gramas. Os polícias viriam ainda a encontrar 15 plantas de cânhamo, que confiscaram, sendo o italiano intimado. Não ficou bem claro por que razão estava o seu Husky na frente do supermercado. Se o tivesse deixado em casa, ter-se-ia livrado momentaneamente de outros aborrecimentos (os mais supersticiosos dirão que os Huskies dão azar!).

BRICOLAGE A 2

 

Ensinar um cão a transportar é torná-lo mais útil e aumentar-lhe o leque das suas competências. Um cão com fraco impulso ao alimento poderá ser um bom carregador ou um animal de tiro em caso de necessidade, mas jamais será um bom transportador devido ao facto de pouco usar os dentes para comer. O acto canino de transportar é neutro e inofensivo, mas o seu uso poderá não sê-lo, porque tanto poderá prestar-se ao socorro como à destruição. No GIF acima vemos o FSM Doc, a pedido do dono, a ir buscar um martelo que lhe fazia falta, ordem que o Fila cumpriu imediatamente - Um cão destes dá sempre jeito!

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

ASTÚCIA DE UM PREDADOR SEXUAL

 

Que ninguém se iluda: as crianças nunca correram tanto perigo como nos dias de hoje. Face as múltiplos ataques de que poderão ser alvo, importa protegê-las como nunca. Uma menina estudante, com 9 anos de idade, dispôs-se a ajudar um homem que supostamente havia perdido o seu cão. No meio da suposta busca, o homem pede à menina que tire as calças. A polícia do Estado de Essen está agora à procura de um suspeito de crime sexual. O desconhecido teria abordado e assediado a menina por volta das 12h30 de quinta-feira (23 de novembro). A cena do crime foi o cemitério de Kray, na Rodenseelstrasse, em frente à Munscheidstrasse. Segundo a polícia, o homem pediu à menina estudante que o ajudasse a encontrar o seu cão supostamente perdido. Depois de inicialmente o ter ajudado, o estranho fingiu estar muito triste e disse à criança de nove anos que ela poderia consolá-lo. Ele abraçou-a e perguntou-lhe se ela poderia tirar as calças.

Depois da menina ter recusado repetidamente fazer-lhe a vontade, o homem deixou o cemitério em direcção à Rodenseelstrasse. Diz-se que este predador sexual tem entre 30 e 40 anos, tem o cabelo um pouco escuro e que fala alemão sem sotaque, vestindo na ocasião um blusão preto com a inscrição “Nike” e umas calças jeans. A polícia agora procura testemunhas, nomeadamente qualquer pessoa que estivesse no cemitério de Kray ou na área de Rodenseelstrasse no momento do crime e que tivesse visto um homem com uma menina ou que conheça a identidade do suspeito. As possíveis testemunhas deverão entrar imediatamente em contacto com a polícia de Essen por via telefónica. 

ASH: MAIS UM LOBEIRO PARA A GALERIA DOS IMORTAIS

 

Uma verdadeira lenda do policiamento canino e um dos melhores cães de trabalho aposentou-se da polícia de Avon e Somerset. Depois de prender inúmeros infractores e ajudar inúmeras vítimas vulneráveis, o cão polícia Ash aposentou-se. Agora com sete anos, PD Ash tem estado a relaxar nos últimos meses e preparar-se para a vida dentro de casa com o seu treinador e respectiva família, depois de ter encerrado os seus dias de patrulhamento nas ruas. No entanto, no crepúsculo de sua carreira, ele continuou a trabalhar com polícias armados como cão de apoio táctico para armas de fogo, sendo descrito pela polícia a quem serviu como "um excelente servo e um companheiro de tripulação confiável".

Em 2019, venceu o Campeonato Nacional de Cães Policiais. Um dos seus dias mais memoráveis foi em 21 de março de 2021, durante um motim no centro da cidade de Bristol. Formados fora da Esquadra de Polícia de Bridewell, PD Ash e os seus colegas caninos ajudaram a impedir a entrada de manifestantes e, em seguida, ajudaram a limpar as ruas vizinhas com colegas humanos uniformizados. As polícias de Avon e Somerset disseram que esta foi uma conquista notável de Ash e dos outros quatro cães presentes, que receberam todos o Prémio Nacional de Bravura e Realização de Cães de Serviço em 2022. Um porta-voz da força policial disse: “PD Ash aposentou-se do serviço. O Campeão Nacional de Cães Policiais de 2019 tem sido um servidor tremendamente leal, com inúmeras missões para levar os infractores à justiça e ajudar pessoas vulneráveis. "Ele se adaptou maravilhosamente a viver em ambientes fechados com seu treinador e a sua família. Uma Lenda."

Quanto à pelagem deste cão já lendário, ele é um lobeiro, termo português que é atribuído ao Pastor Alemão bicolor que tem o manto cinzento e não preto, muito embora quando virado ao contrário seja mais para o amarelo, o que lhe possibilita harmonizar a pelagem com a estação do ano. O Lobeiro (da cor do lobo) foi a variedade dominante na proto-selecção da raça e houve momentos que esteve quase a desaparecer. É possível encontrar no Cão de Pastor Alemão até 18 tonalidades de lobeiros, isto se trabalharmos em quadro aberto e beneficiarmos entre si as distintas variedades cromáticas ainda presentes na raça. A grosso modo, podemos identificar dois tipos de lobeiros diferentes, os descendentes das linhas de trabalho que deram os famoso cães do passado, cuja pele é branca e os actuais, que ostentam pele azul, sendo apenas lobeiros no exterior devido à exagerada carga de preto-afogueado que transportam. Para além disso, os actuais quando comparados com os seus antecessores têm menos envergadura, são mais barulhentos e menos multifacetados, o que os torna mais vulneráveis às provocações. Quanto ao Ash, apraz-me dizer: “Well Done!”. Para além da sua excepcional capacidade laboral, agradou-me de sobremaneira a largura do seu crânio e a sua excelente ossatura.

RANKING SEMANAL DOS TEXTOS MAIS LIDOS

 

O Ranking semanal dos textos mais lidos obedeceu à seguinte preferência:

1º _ MILEI: UM PRESIDENTE PARA QUEM JULGA QUE JÁ VIU TUDO, MAS QUE AINDA NÃO VIU NADA!, editado em 21/11/2023

2º _ CANADÁ: CLÍNICA DE DADORES DE SANGUE PARA CÃES, editado em 21/11/2023

3º _ QUE VANHA A PAZ QUE DE GUERRA ANDAMOS FARTOS!, editado em 19/11/2023

4º _ TRAZ LÁ O FARNEL! editado em 19/11/2023

5º _ PUXÃO DE ORELHAS PARA DONOS DE CÃES EM GUERNSEY, editado em 23/11/2023

6º _ ACTIVIDADE FAMILIAR AO AR LIVRE, editado em 19/11/2023

7º _ CÃES NORTE-AMERICANOS ENFRENTAM MISTERIOSA DOENÇA RESPIRATÓRIA, editado em 21/11/2023

8º _ A POLÍCIA DE TE AWAMUTU JUSTIFICOU-SE, editado em 23/11/2023

9º _ PASTORES ALEMÃES LOBEIROS: O QUE OS TORNA ESPECIAIS, editado em 02/11/2015

10º _ O GERBERIAN SHEPSKI, editado em 17/04/2018

TOP 10 SEMANAL DE LEITORES POR PAÍS

 

O TOP 10 semanal de leitores por país ficou assim ordenado:

1º Estados Unidos, 2º Portugal, 3º Finlândia, 4º Brasil, 5º Alemanha, 6º Canadá, 7º República Checa, 8º Suécia, 9º Austrália e 10º Reino Unido.

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

PUXÃO DE ORELHAS PARA OS DONOS DE CÃES EM GUERNSEY

 

Inevitavelmente, os donos de cães na Ilha de Guernsey (1) estão a ser lembrados pelas autoridades dos Estados a manter os seus animais de estimação sob controlo e a recolher os seus dejectos. Para que se saiba, os cães não são permitidos na calçada de Lihou ou na Ilha de Lihou e os seus habitantes são incentivados a honrar também a proibição voluntária de cães na extremidade de Vazon, em Richmond. Quem violar qualquer uma destas proibições e não recolher o seu animal de estimação, incorre numa multa de 1.000 libras esterlinas. As autoridades das Ilhas do Canal fizeram saber que a recolha dos dejectos dos cães é particularmente importante quando estes se encontram próximos dos terrenos agrícolas, já que podem transmitir doenças ao gado. Assim, os donos dos cães devem remover as fezes caninas dos caminhos, penhascos, calçadas, passarelas, praias e outros terrenos públicos, usando sacos e os caixotes de lixo para cães.

Quem vive na Ilha, infelizmente, já se apercebeu que o número das aves está a diminuir drasticamente de ano para ano, daí a proibição de cães em Richmond, para proteger as aves pernaltas e as que ali passam o inverno. Estas aves são particularmente vulneráveis a perturbações e o declínio das suas populações não escapa à vista de ninguém. Ao debruçar-se sobre o assunto, Julia Henney, oficial sénior de meio ambiente natural, disse: “A principal fonte de perturbação em Richmond é causada por cães que perseguem e obrigam os pássaros a voar, fazendo com que eles gastem as reservas de energia de que precisam para sobreviver aos mais difíceis meses de inverno”. Acrescentou ainda: “É com isso em mente que pedimos aos donos de cães que evitem passear com eles no extremo de Vazon, em Richmond, para tentar aliviar algumas das pressões sobre as aves e, esperançosamente, permitir que as suas populações se recuperem”. Para bem de todos, espera-se que os ilhéus cumpram com o que lhes é pedido!

(1) Guernsey é a segunda maior ilha das Ilhas do Canal da Mancha, localizada a 27 milhas a oeste da Península de Cotentin, na Normandia. Constitui a maior parte da jurisdição do mesmo nome, que compreende também outras três ilhas habitadas e muitas ilhotas e rochedos. As Ilhas do Canal, particularmente Guernsey, foram os únicos territórios britânicos na Europa ocupados na II Guerra Mundial pela Alemanha Nazi.