quarta-feira, 1 de abril de 2020

LIBANESES CONTRA MTV

Vídeos e imagens horríveis de cães a espumar da boca após serem envenenados circularam nas redes sociais depois que uma estação de TV libanesa relatou falsamente que gatos e cães poderiam transmitir o Covid-19. O relatório, publicado no Sábado, foi retirado das redes sociais depois de activistas e especialistas em animais descartaram aquelas alegações como falsas. O pânico anterior, resultou no abandono de animais de estimação pelos seus donos, havendo outros que envenenaram os seus cães e gatos como medo que os infectassem como o coronavírus. No entanto, nem todos os envenenamentos tiveram finais tristes, já que as imagens enviadas exclusivamente ao Arab News mostraram Bruce, um pastor asiático, a recuperar-se da provação depois de ter sido envenenado em Biblos.
O proprietário do cão, as suspeitar de sinais de envenenamento, levou-o de imediato a uma clínica veterinária para ser tratado urgentemente. Com a assistência do veterinário, o animal está agora a recuperar em casa, conforme disse o seu dono. “Aqui em Bsalim, devido à ignorância de algumas pessoas que ignoraram as recomendações e o parecer da Organização Mundial da Saúde, alguém colocou carne envenenada na rua para matar cães de estimação”. Joe Maalouf, apresentador de televisão libanês e activista dos direitos dos animais, num vídeo que postou no Twitter, trata os envenenadores de criminosos, ao mostrar o trabalho dos veterinários a tentar salvar um Pastor Alemão chamado Odin, envenenado com alimentos deixados à beira de uma estrada.
Um tweet separado de Maalouf também mostrou também imagens de carne envenenada nos pátios e jardins de Bsalim, uma vila no distrito de Matn, na província do Monte Líbano. “Mais carne envenenada foi encontrada hoje em Bsalim, em pátios e jardins nas casas das pessoas para matar animais de estimação !! Quem é responsável por este crime? O município mudou, e amanhã voltaremos ao tribunal competente para abrir uma investigação e visionar as câmeras o mais rápido possível ”, afirmou Maalouf. O biólogo libanês Gino Raidy (na foto abaixo) também postou anteriormente no Twitter imagens do uso de um aparente raticida para atrair cães, enquanto o despudorado canal televisivo alegava que gatos e cães transmitiam o coronavírus.
“Após relatos no MTV (canal de televisão norte-americano básico por cabo e satélite) alegarem falsamente que os animais de estimação transportam o novo coronavírus, ninguém daquele canal prestou esclarecimentos ou pediu desculpa pelo erro, apesar de ter levado muitas pessoas más a tentar envenenar os nossos animais de estimação”, comentou Raidy no Twitter.
Não compreendo porque razão o canal MTV quis lançar o pânico sobre a população e os proprietários de animais no Líbano, a menos que trabalhasse a soldo de alguém, queira dividir para reinar ou tenha entrado numa política de excesso de zelo. Certo é que infelizmente a Fake News surtiu efeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário