sexta-feira, 23 de agosto de 2019

COYOTES: THE PHILISTINES OF NEW CANAAN

Na mui bonita, rica e próspera cidade de NEW CANAAN, no Estado do Connecticut/USA, segundo relata a agência noticiosa EYE WITNESS ABC7 online, os proprietários caninos queixam-se dos repetidos ataques dos coiotes sobre os seus cães, especialmente agora que aconteceram dois ataques separados apenas por dois dias na cidade.
No último ataque, que aconteceu na manhã de Quinta-feira, dois coiotes atacaram um cruzado de Chihuahua, mataram-no e puseram-se em fuga, escapando assim ao dono do animal. Dois dias antes, o dono de um Labrador notou grandes ferimentos perfurantes nos posteriores do seu cão, depois de ver sair do seu quintal dois coiotes. O primeiro ataque aconteceu em KNAPP LANE e o mais recente em ADAMS LANE.
Atendendo ao nome da cidade e a sua ligação à Terra Prometida (Canaan) é caso para se dizer que os coiotes que a rodeiam são os seus filisteus, animais com uma dieta essencialmente à base de carne, preferindo por isso coelhos, veados, alces, pássaros, cobras, lagartos, peixes, ovelhas, bezerros e todo tipo de animais mortos com que se depararem, o que não impede que esporadicamente comam determinadas frutas e ervas. Quando vivem mais próximo dos aglomerados humanos costumam caçar e comer ratos junto dos caixotes do lixo.
Pelo que acabámos de dizer, cachorros e cães miniatura têm tudo para ser incluídos na dieta destes cães selvagens. Consciente disto e conhecedora dos incidentes anteriores, a polícia de New Canaan aconselha agora os proprietários caninos a supervisionar os seus pets a qualquer hora do dia ou da noite (os coiotes estão cada vez mais atrevidos e temem menos as pessoas).
Cachorrinhos e cães miniatura correm em Portugal idêntico risco, especialmente quando soltos ou presos em canis com áreas descobertas, muito embora os seus inimigos não sejam terrestres, mas aéreos. Estamos a falar essencialmente de um número variável de aves de rapina, no qual infelizmente já podemos incluir as gaivotas, que devido à escassez de alimento no mar, não hesitam em visitar lixeiras e caçar em terra, incluindo na sua dieta, para além de aves domésticas (patinhos, pintos e pombos), pequenos mamíferos como ratos, coelhos e cachorrinhos.
Se por mero acaso é proprietário de algum cachorrinho ou cão miniatura e não deseja ver as suas férias estragadas, evite que ele se afaste de si, tenha-o sempre debaixo de olho e não o encerre em canis parcial ou totalmente destapados. Vá de férias em segurança - proteja o seu cachorrinho!

Sem comentários:

Enviar um comentário