domingo, 18 de agosto de 2019

A COOPERAÇÃO CICLO-CANINA

Hoje já não conseguimos imaginar um fim-de-semana sem prática desportiva, por todo o lado vemos ciclistas, fundistas e caminhantes, atletas incógnitos que adornam vales e montes com a sua roupa colorida, num fervilhar de vida que a todos contagia. Ontem encontrámos 3 ciclistas no decorrer das nossas actividades e apostados na cooperação ciclo-canina, convidámo-los a participar nos nossos trabalhos. Por sorte, dizem que ela acompanha e protege os audazes, dois dos ciclistas eram proprietários de cães e de imediato aceitaram o nosso convite. Na foto acima vemos o CPA Bohr a saltar por cima deles e na seguinte a esgueirar-se por debaixo das bicicletas.
Sem mais delongas, com o Jorge a ser solicitado pelo trabalho, passámos para a execução de percursos sobre obstáculos em liberdade, onde valendo-nos de mesas de piquenique, começámos a ensinar a condução de mão direita aos condutores presentes, usando invariavelmente os subsídios direccionais “up” e “abaixo”. Na foto que se segue podemos ver o binómio Jorge/Soneca em acção, com o labrador a fazer “abaixo”.
Como peixe na água e a nadar ao favor da corrente, o Shane, o Pastor Belga Groenendael da Sónia, executou os percursos com rapidez e alegria, mostrando especial aptidão para o agility canino ou para provas de obstáculos de outra natureza e de idêntico propósito.
Na foto abaixo podemos ver uma das várias partidas executadas pelo mesmo binómio, onde a natureza do percurso obriga “à condução de mão direita”, novidade bem aceite pelo cão e posta em prática sem maiores dificuldades pela sua condutora.
Tivemos ainda oportunidade para começar a ensinar a recusa de engodos ao Ruca, que na ocasião assimilou prontamente o que lhe estava a ser ensinado, conforme se pode verificar na foto seguinte. Torna-se evidente que este trabalho carece de séria repetição até passar a automatismo, ainda mais porque estamos na presença de um animal com excelente impulso ao alimento, daqueles que come de tudo e nada deixa no prato.
Já perto do final dos trabalhos, ainda arranjámos tempo para ensinar os rudimentos da condução à Filipa, co-proprietária do Ruca, ensinando-a a desequilibrar o cão para não ser arrastada e vir a ser projectada ao solo.
A julgar pela foto seguinte, parece que as indicações foram respeitadas e surtiram efeito, muito embora teimosia do cão, por maus hábitos adquiridos, esteja também bem patente.
Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Filipa/Ruca; Gonçalo/Ruca; Jorge/Soneca; Paulo/Bohr e Sónia/Shane. A reportagem fotográfica ficou a cargo da Filipa e do Paulo. Desejamos a continuação de um bom fim-de-semana a todos os nossos leitores e dentro em breve traremos mais novidades. 

Sem comentários:

Enviar um comentário