quarta-feira, 10 de maio de 2023

HUSKY: A VELHA HISTÓRIA DO LOBO COM CARA DE ANJO

 

Muito poucos cães têm um aspecto tão carinhoso como o Husky Siberiano, ao ponto de se parecer com um verdadeiro boneco de peluche. Ao olhar para ele “ninguém o leva preso” e quem o desconhece não acredita no que ele é capaz de fazer, sendo na maioria dos casos um lobo com cara de anjo considerando o seu instinto de caça que despoleta à mínima oportunidade e quando menos se espera, perseguindo tudo o que mexe desde gatos a vacas e cavalos, nunca se intimidando com o tamanho das suas presas e sendo um verdadeiro exterminador de cabras e ovelhas. Diante deste comportamento que gera tanto disparate e morte, é obrigação dos seus donos passeá-los ordinariamente à trela, considerando os prejuízos que possam causar, as possíveis retaliações e até o seu abate – os huskies devem ser levados a sério, sociabilizados e treinados desde tenra idade e antes que se acostumem a escapar!

A velha “história do lobo com cara de anjo” parece ter-se repetido mais uma vez no passado domingo, dia 07 deste mês, no município francês de Nontron, na região administrativa de Nouvelle-Aquitaine, no departamento de Dordogne, onde apareceram mortos dois cangurus, uma cabra e uma ovelha, para além de outros animais feridos, propriedade de um casal que mantém há 6 meses dois cercados onde abriga cabras, ovelhas, alpacas e cangurus. Ao deparar-se com aquele inesperado e horrível cenário, o casal de proprietários pensou a princípio tratar-se de um envenenamento, mas as feridas em alguns animais e o sangue nos recintos dissiparam todas as dúvidas – ataque canino.

As suspeitas daquele ataque caíram sobre dois huskies que foram vistos naquele dia junto aos cercados, que teriam cavado o terreno por debaixo das cercas para alcançar as suas presas. Capturados pelos bombeiros, os lupinos foram encaminhados para o veterinário que identificou o dono. Ambos os cães estão acostumados a fugir, vivem num terreno que não é cercado e o seu dono não sabe como lidar com o problema (e que tal uma cerca?), tendo sido já multado por ser dono de cães errantes. Através do seu seguro terá também de indemnizar o casal proprietário dos animais abatidos, prejuízo estimado em 1.700€. Os huskies nem sempre saem bem destas incursões, acabando alguns abatidos pelos proprietários dos animais mortos e feridos ao serem “confundidos” com lobos. Salve o seu husky, mantenha-o atrelado!

Sem comentários:

Enviar um comentário