sexta-feira, 26 de agosto de 2016

HOJE É DIA MUNDIAL DO CÃO

Hoje, dia 26 de Agosto, celebra-se o Dia Mundial do Cão, data em que se pretende despertar a opinião pública para os cuidados a haver com este animal que nos acompanha há milénios, o que não impedirá que continue a ser desrespeitado, maltratado, explorado, abandonado, transformado em cobaia, abatido sem agravo e morto em combate, o que faz deste dia um “ dog memorial day”. Como sucede com todas as efemérides, que são por norma aproveitadas para outros fins, os fabricantes de comida e de acessórios para cães associar-se-ão à celebração, os canicultores divulgarão as suas ninhadas, alguns veterinários subirão à ribalta, uns quantos proprietários caninos dirão de sua justiça e os alguns centros de acolhimento para cães virão a ser objecto de reportagem. Nada disto irá impedir a má nutrição a que os cães se encontram sujeitos, a privação do seu exercício e excursão diárias, o isolamento a que são votados, os atentados ao seu bem-estar, a sua castração e a sua morte nos canis terminais municipais.
Quantos teriam sido abatidos hoje? Diante disto, hoje é um dia de vaidade e vergonha, vaidade para quem se serve do dia e vergonha para quem o ignora. Feliz é o meu Pastor Alemão “Black”, que coabita comigo, raramente está só, é meu cúmplice, come ração apropriada, merece toda a atenção, é alvo do meu carinho, é escovado todos os dias, está desparasitado e tem as vacinas em dia, sai diariamente três vezes à rua e é a minha sombra. Ele não sabe que dia é hoje nem aquilo que se comemora, mas sabe que sempre poderá contar comigo.
Parabéns a todos os “Blacks” deste mundo, aos afortunados e aos desafortunados, aos amados e aos desleixados, aos que dão a vida por nós e que pouco ou nada exigem em troca. Eles não precisam de orações, evocações ou medalhas, exigem apenas amor e respeito sendo por vezes mais tolerantes connosco do que somos com eles. Obrigado companheiros!  

Sem comentários:

Enviar um comentário