segunda-feira, 23 de maio de 2016

CORREIO DOS LEITORES: O VELHO PROBLEMA DAS ORELHAS

Recebemos dum leitor o seguinte email que transcrevemos na íntegra: “Olá, Gostaria de pedir a vossa ajuda relativamente a um pastor alemão que nasceu 11 de Fevereiro portanto completa 4 meses a 11 de Junho, com 3 meses pesava 13kg, pela estrutura será um amigo(Marley) bem grande e de uma personalidade bem forte. Todos os pastores que eu tive nunca me surgiu a dúvida relativamente às orelhas se manterem erectas, mas este é a primeira vez que tenho um completamente preto e com uma estrutura tão desenvolvida. Na sequência do último artigo “TÊM 3 MESES E MUITAS ALEGRIAS PARA DAR!” e verificar todos os cachorros estarem com as orelhas levantadas fez-me pedir-me a vossa ajuda a esclarecer esta mesma questão pois o, pelo que eu estive a ler a nível da internet não me devo preocupar até pelo menos aos 5/6 meses com esta questão, e efectivamente só estou a pensar visitar o veterinário nessa altura por causa desta questão. Contudo gostaria de saber se esta situação é porque sendo ele aparentemente desenvolvido tenha necessidade de mais tempo, pelo menos até à dentição final ou sendo ele de cor preta e se aconselham algum procedimento, para ajudar na cartilagem tal como na alimentação. Já evitamos qualquer tipo de esfregar nas orelhas, mas é impossível evitar as brincadeiras destes dois... Actualmente está ser alimentado com ração Visan Optima para cachorro, contudo li algumas pessoas a aconselhar dar, pescoços/patas de galinha ou gelatina, contudo não queria a começar qualquer alteração ao que tenho feito sem algum conselho de alguém mais experiente com estas situações. Obrigado pela vossa atenção”.
Em primeiro lugar importa dizer que os problemas com as orelhas de alguns Pastores Alemães, que graciosamente cada vez são menos incidentes, resultam duma origem genética e também da sua implantação em cada indivíduo, se baixa, média ou alta (a fotografia que nos mandou não é conclusiva a este respeito). Por outro lado, os cães maiores, com forte impulso ao alimento e bem alimentados tendem a levantar as orelhas mais tarde e os mais pequenos, esfaimados e mal nutridos a levantá-las bem cedo, razões que não tornam o seu cão negro mais preguiçoso em levantá-las. Não creio, em função do peso aos 3 meses do cachorro, que se trate de um exemplar excepcionalmente grande e lamentamos que em simultâneo não nos tivesse adiantado também a sua altura, valor que nos faria aquilatar melhor do seu crescimento (os nossos cachorros negros pesam aos 3 meses entre 15 e 18 kg). Como também não sabemos se se trata de um exemplar de trabalho ou de linha estética, crescem as dúvidas acerca do particular do seu cachorro (tem pedigree?). Também não nos fez saber se ele alguma vez as teve de pé, porque é normal que tombem por altura da muda dos dentes, vindo depois a levantá-las. E quando isso acontece, temos por hábito, numa primeira fase, enrolar uma a uma e ligá-las depois entre si, para que no futuro não venham a ter uma apresentação peripatética.
Adianto-lhe desde já que, cão que não as levanta até aos 9 meses, dificilmente as levantará daí para a frente. Seria bom e de todo conveniente que expusesse quanto antes ao seu veterinário assistente o problema, ao invés de esperar fazê-lo daqui a 2 meses, porque o tempo não concorre a seu favor e ele melhor do que ninguém o saberá aconselhar acerca das dietas e do seu enriquecimento. Ademais, só os bons cães necessitam de ajuda, porque aos desprezíveis não lhes sobra qualquer conserto. No entanto, como sabemos fazê-lo e nisso temos experiência, pode combinar connosco uma visita através do email deste blogue, porque podemos ajudá-lo na solução do problema, isto se não for de origem genética, pois para isso cá estamos e sentimo-nos gratos em valer aos demais. Como diz o povo: “ao pé do pano é que se talha a obra”, traga-nos o cachorro e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance. Obrigado pelo contacto.   

Sem comentários:

Enviar um comentário