quinta-feira, 20 de julho de 2023

NUNCA MAIS APRENDEM!

 

Ontem à tarde, o jornal alemão online BILD surgiu com uma notícia bombástica - “DRAMA AUF DER ELBE – HUNDE STECKTEN IM SLICK – IN LETZTER SEKUNDE GERETTET” (DRAMA NO ELBA – CÃES PRESOS NA LAMA – RESGATADOS NO ÚLTIMO SEGUNDO), onde narra o salvamento de duas cadelas cruzadas que se encontravam atoladas na lama da praia Elba Norte, no distrito de Veddel, em Hamburgo, salvamento que obrigou dois bombeiros ao uso de um barco a remos pneumático.

Os cães avistaram uma nútria (1) e partiram imediatamente no seu encalço. O roedor escapou-se, os cães ficaram presos na lama durante a breve perseguição e a sua desesperada dog walker viu-se obrigada a ligar para os serviços de emergência.

Como a maré estava a subir, as cadelas corriam maior perigo, vindo a ser resgatadas no último momento pelos bombeiros enviados para o local, que as transportaram exaustas para a margem, mas ilesas.

Para que o serviço ficasse completo, servindo-se cuidadosamente de uma bomba de pressão, um diligente bombeiro teve o cuidado de lavar as cadelas com água limpa, libertando-as da lama que lhes ia sendo fatal.

Costuma dizer-se que tudo “está bem quando acaba bem”, acabando as duas desaustinadas cadelas caçadoras por posar diante da viatura de emergência que transportou os seus salvadores, profissionais há muito acostumados àquelas lides.

Contudo, sendo uma estupidez de consequências imprevisíveis e nalguns casos até fatais, não compreendo quais as razões que levam algumas pessoas (não são assim tão poucas) a soltar cães ou a permitir que andem soltos, quando estes não respondem afirmativamente à sua autoridade e controlo, sejam elas alemãs ou não. Andar com os cães à trela pode ser enfadonho para donos e cães, ainda mais agora com o calor que se faz sentir, mas pode salvar a vida aos animais e poupar grandes desgostos aos donos. E quando somos confiados e não cautelosos, estamos ou não estamos a atentar contra o bem-estar dos animais? A cuidadora das cadelas deveria ser objecto de uma pesada multa para se inteirar da sua irresponsabilidade e servir de exemplo a outros tontos como ela – há gente que nunca mais aprende! Dizem que o homem é o único animal que aprende com os seus erros, sê-lo-á quando não embriagado pelas suas paixões. Afinal o aforismo que diz “Perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe”, não se reporta apenas aos portugueses – é universal!

(1)Nútria é um roedor semiaquático e herbívoro, originalmente nativo da América do Sul subtropical e temperada, que foi introduzido pelo homem na América do Norte, na Europa, Ásia e África pela procura da sua pele. Vive em tocas ao longo de cursos de água e alimenta-se dos caules das plantas nos rios. Espécie invasora, é actualmente caçado em algumas regiões por causa dos seus hábitos destrutivos de alimentação e escavação, razões que o colocam em conflito com os humanos. À parte disto, transmite diversas doenças a humanos e animais principalmente através da contaminação da água.

Sem comentários:

Enviar um comentário