quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

ACONTECEU NOS ESTADOS UNIDOS

 

No final do mês passado correram notícias assustadores nos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Administration), entidade responsável pela proteção e promoção da saúde pública através do controlo e supervisão da segurança alimentar, produtos de tabaco, suplementos dietéticos, prescrição e over-the-counter de medicamentos, vacinas, biofarmacêuticos, transfusões de sangue, dispositivos médicos, radiação electromagnética (ERED), cosméticos, alimentos para animais e produtos veterinários, analisou uma ração após a morte de vários cães. 

No dia 30 de Dezembro de 2020, o fabricante de rações para cães “Midwestern Pet Foods" mandou recolher certos lotes da sua variedade Sportmix que estavam a causar danos aos cães, isto depois de pelo menos 28 cães terem morrido ao comê-la e de mais 8 terem adoecido.

Menos de 2 semanas depois, em 11 de Janeiro deste ano, a recolha da ração estendeu-se a todos os alimentos para animais de estimação que contêm milho, fabricados nas instalações da referida empresa em Oklahoma e que terminam a sua validade em 9 de julho de 2022 ou antes. Mais de 1000 lotes encontram-se infectados. Esta expansão só foi denunciada depois do relato da morte de 70 cães e de outros 80 terem adoecido após tomarem o seu penso diário. A causa de tanta morte e doença deve-se a um fungo que produz aflatoxina tóxica, que cresce no milho e noutros grãos contidos na ração animal.

Os donos dos animais são agora instados a rejeitar a ração dos lotes afectados, assim como todos os produtos cujas datas de validade são desconhecidas. Em simultâneo, deverão levar os seus cães imediatamente ao veterinário, particularmente aqueles cujos cães apresentem sintomas da doença como: apatia; perca de apetite; vómitos; amarelecimento dos olhos e das gengivas e diarreia.

Como os cães que não apresentam sinais exteriores da afecção podem já ter o seu fígado afectado por ela, todos os proprietários que distribuíram aos seus cães algum dos produtos acima mencionados deverão consultar um veterinário. Apesar desta ração e demais produtos terem sido vendidos e distribuídos somente nos Estados Unidos, ainda existe a possibilidade de alguém os ter comprado no exterior através da Internet. Como não sobram informações sobre o assunto, toda a atenção é pouca!   

Sem comentários:

Enviar um comentário