quinta-feira, 22 de outubro de 2020

TREINAR A EVASÃO PARA RETORNAR A CASA

 

Ontem treinámos percursos e obstáculos de evasão para possibilitar o retorno dos cães a casa nos casos de separação forçada ou de rapto, para além de usarmos as competências adiantadas pela pista táctica no espaço urbano, operarmos a correcção morfológica e executarmos alguns exercícios sincronizados. Na foto acima vemos o Fila Doc a ultrapassar uma vala de água e na seguinte a evadir-se de uma cerca.

Assim como ensinarmos os nossos cães a usar escadas humanas, também os ensinamos a vencer muros até 2,5 m de altura, condicionando-os também a caminhar e a inverter a marcha nos seus topos, quer sejam planos ou redondos. No GIF abaixo vemos o binómio José António/Doc num exercício de inversão.

O Doc foi depois convidado para subir e descer uma escada bastante apertada e tapada num dos lados, meramente decorativa e que não ia dar a lugar nenhum. No GIF seguinte é possível ver o grau de dificuldade do exercício quando o cão é obrigado a inverter a marcha.

Mais para garantir o cumprimento pronto e imediato das ordens, sabendo que o desafio estava perfeitamente ao alcance do animal, foi pedido ao Doc que ultrapassasse uma vertical crua com 120 cm de altura.

Sobre um poço tapado condicionámos dois dos nossos cães a caminhar sobre o seu rebordo circular, tudo correu conforme o esperado, os animais agradaram-se do exercício e não entraram em exageros que poderiam comprometer a sua concentração e a solução do exercício.

Visando a sua sociabilização e o reforço da liderança de ambos, quando a noite chegou, pedimos ao Doc e ao Soneca que saltassem duas verticais cruas lado-a-lado e ao mesmo tempo. Como se pode ver no GIF seguinte, tudo aconteceu conforme o esperado.

No final da aula, debaixo dos mesmos propósitos, pedimos ao Soneca e ao Dingo que se cruzassem sobre uma vala de água. A luz não é a melhor, mas o exercício foi vencido naturalmente e com alegria pelos seus executantes.

Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Jorge/Soneca; José António/Doc; Paulo/Bohr e Tomás/Dingo. O tempo esteve de feição, a reportagem fotográfica esteve a cargo do Paulo Jorge e hoje retomaremos as nossas actividades no mesmo horário.

Sem comentários:

Enviar um comentário