segunda-feira, 19 de outubro de 2020

DANCING IN THE RAIN

 

Hoje, sob o espectro da “Depressão Bárbara” e debaixo de todas as cautelas, optámos por trabalhar na cidade para garantir maior segurança aos binómios em exercício, porque chovia a cântaros e temiam-se inundações, que provavelmente ainda virão a acontecer, se entretanto a chuva não parar. Apesar do temporal que se fez sentir, não anulámos a sessão de treino, porque importa preparar os cães para a eventualidade de virem a ser evacuados ou de ajudar na evacuação dos seus. Na foto acima vemos o Labrador Soneca sentado dentro de água sem se incomodar minimamente e na seguinte os três binómios num dos abrigos escolhidos para o nosso trajecto.

Apesar de chover copiosamente e de inúmeras folhas de plátano dançarem ao sabor do vento, num rodopiar incerto até chegarem ao chão, os nossos cães não estranharam essas circunstâncias e comportaram-se como se elas não existissem, com os olhos postos nos donos e aguardando pacientemente novas ordens.

Como a adaptação ao temporal aconteceu sem delongas e percalços, convidámos o CPA Bohr para saltar uma vedação elevada a 1 m do solo e com uma extensão de 1,5 m, transposição de difícil execução. Por via das dúvidas, para que tudo corresse sem qualquer novidade desagradável e o Pastor saísse ileso, foi o Adestrador quem o introduziu ao salto, funcionando o seu dono como subsídio de ânimo ao esperar por ele na saída do salto.

Entretanto, com a mesma alegria de sempre, o Soneca ultrapassava uma caixa eléctrica com 110 cm de altura, obedecendo à chamada do dono que o comandou à distância e aguardava-o do outro lado. Vale a pena apreciar o bailado alegre do cão ao chegar junto do dono.

A água escorria sem parar pelo escorrega abaixo, mas isso não impediu que o Soneca o subisse e saísse por outro lado, tudo feito à primeira e à distância, sendo aquele obstáculo e percurso completamente desconhecidos do cão.

Já pela noite dentro, com a chuva sem cessar e a iluminação pública acesa, o Labrador foi ainda convidado para subir uma escadaria de alvenaria que serve de escora a um histórico aqueduto e que se eleva naquele local a sensivelmente 4 m de altura. No GIF abaixo o cão mal se vê, mas percebe-se perfeitamente que não hesitou ao subir aquelas escadas.

Adestrador e alunos reuniram-se no final da aula para a protocolar fotografia de grupo, que patenteia claramente qual a disposição reinante nos participantes. A foto foi tirada por uma conhecida minha que invariavelmente me vende legumes e fruta. Para se ter uma ideia aproximada da chuva que caiu basta reparar nas calças do Adestrador.

Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Jorge/Soneca; Paulo/Bohr e Tomás/Dingo. Os objectivos da aula foram cumpridos e o seu horário não sofreu qualquer alteração, os cães adoraram a experiência e os donos não perderam a boa disposição. Amanhã logo veremos o que a “nossa amiga” Bárbara nos reserva. Perante tanta chuva e para acalmar os receios da tempestade, vale a pena clicar em https://www.youtube.com/watch?v=D1ZYhVpdXbQ e voltar a ver e ouvir Gene Kelly em “Singing In The Rain”.

Sem comentários:

Enviar um comentário