quinta-feira, 22 de outubro de 2020

OS ALEMÃES QUEREM MANTER A LISTA DOS CÃES PERIGOSOS

 

Os alemães querem manter a lista das raças caninas consideradas perigosas, no intuito de evitar os seus mui dolosos ataques, assim é também o parecer das autoridades do Estado do Hessen. Respondendo a um pedido do grupo parlamentar de esquerda no parlamento estadual em Wiesbaden, o Ministério do Interior anunciou que a introdução da lista dos cães considerados perigosos valeu a pena, porque apenas cerca de sete por cento (7%) dos ataques à dentada registados de 2009 a 2019 podem ser atribuídos aos chamados cães de lista, o que sugere que os perigos emanados por essas raças foram reduzidos ao mínimo.

"É verdade que nenhuma conclusão pode ser tirada da raça de um cão quanto à sua natureza e, portanto, sua periculosidade", explicou o ministério. No entanto, a "Portaria de Perigo sobre Criação e Condução de Cães" (Portaria para cães) será aplicada inicialmente até o final de 2021 e actualmente está a ser revista. Para tanto, estão a ser avaliados naquele Ministério os pareceres da Associação Veterinária do Estado e das autoridades policiais.

Existem regulamentos estritos no Hesse para quem desejar ser proprietário dos chamados cães de ataque e outros cães considerados perigosos . Entre outras coisas, estes proprietários precisam de uma licença da autoridade reguladora. Para que ela seja passada, os candidatos têm que provar a sua perícia e o cão tem que provar ser inofensivo num teste de carácter. A lista das raças de cães perigosos inclui Staffordshire Bull Terrier, Rottweiler e Kangal. Em 2019, foram registados 318 ataques caninos que geraram igual número de pessoas feridas. De acordo com os dados fornecidos pelo Ministério do Interior, 19 deles foram perpetrados por cães indexados á lista dos cães perigosos. 

O que está aqui em causa é evitar o dolo causado por cães de forte potência de mordedura, já que um ataque de um cão destes a acontecer, e tem vindo a acontecer um pouco por toda a parte conforme temos noticiado, com facilidade poderá matar ou deixar as suas vítimas em muito mau estado. Este parecer das autoridades alemãs é uma medida preventiva para proteger as populações de riscos completamente escusáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário