sábado, 27 de dezembro de 2014

WHITE HOUSE: IN DOGS WE TRUST!

Invadir a Casa Branca parece que virou moda em Washington, especialmente este ano, porque já sofreu sete invasões, o que não deixa de ser algo estranho e pouco usual. Um dos invasores foi até bem sucedido, um tal de Omar González, um texano de 42 anos, ex-atirador de elite no Iraque, que conseguiu escalar a cerca norte, virada para a Pennsylvania Avenue, atravessar o relvado adjacente, entrar pela porta das traseiras e alcançar o Hall Central, sem ser detectado pela segurança, vindo posteriormente a ser barrado por um agente, em final de turno, após este ter embarcado as filhas do Presidente num helicóptero. O invasor texano tinha dentro da sua viatura, estacionada a poucos quarteirões daquela Residência Oficial, 800 cartuchos de munição, duas facas e dois machados, num total de 11 armas e mais um mapa de Washington riscado em direcção à Casa Branca. O homem acabou preso e os serviços secretos sofreram duras críticas e pressões (a Directora dos Serviços Secretos, a Sr.ª Júlia Pierson, foi obrigada a prestar declarações diante do Congresso Norte-Americano passados 11 dias).
A última tentativa de invasão, que aconteceu a 23 de Outubro deste ano, a segunda nesse mês, foi perpetrada por Dominic Adesanya, um jovem de 23 anos, que não foi tão bem sucedido, porque logo após ter saltado o muro, quando se encontrava a 30m das entradas do edifício, foi atacado por dois cães de guarda, sendo posteriormente manietado por agentes de segurança. O homem, que se apresentava de calções brancos, virou-se ao murro e pontapé aos cães ingloriamente, vindo depois de preso, a receber tratamento hospitalar. Após o ocorrido, foi decretado um bloqueio à Casa Branca por 90 minutos, impedindo que ninguém de lá saísse ou entrasse. Diante de tal desfecho, é caso para se dizer: in dogs we trust, alterando o lema oficial dos Estados Unidos e do Estado da Califórnia (IN GOD WE TRUST), também presente no dinheiro norte-americano e que foi aprovado pelo Congresso em 1956.
Estará o Sr. Barack Hussein Obama II a precisar de uma “presidência aberta” que o aproxime do povo ou terá os dias contados? Diante de tantas tentativas de invasão, é possível que esteja mais seguro e menos importunado em casa do que na White House! E por que importa desambiguar, os cães encarregues da segurança da residência oficial do Presidente dos Estados Unidos são de várias raças e com diferentes especialidades, tanto os do seu perímetro interior quanto do exterior, porque a eficácia não se prende com uma raça específica mas sim com a qualidade dos indivíduos. Para brincar e alegria da família, Obama tem lá o “Bo” e a “Sunny”, um casal de genuínos Cães e Água Portugueses, por sinal muito bonitos e bem tratados.
Perante as sucessivas falhas da segurança presidencial, o 1º Dignitário da Nação Americana deverá fazer a seguinte prece, antes de se deitar: “ Protect me with Your power and do not let my dogs sleep”, rematada pelo desejo “So help me God”.

Sem comentários:

Enviar um comentário