segunda-feira, 26 de abril de 2021

JAPÃO: PESSOAS E CÃES ESTÃO DIFERENTES

Depois de mais de um ano de pandemia, o modo de vida de muitos japoneses sofreu alteração, tiveram que se adaptar às novas contingências e  mudar comportamentos, não sendo nisso os únicos, porque o comportamento dos seus cães também sofreu alteração. No passado mês de Março, o site de informações sobre cães “Inunavi” realizou uma pesquisa online sobre o comportamento dos animais. Seiscentas e noventa e quatro pessoas (694) com cães de diferentes idades participaram na pesquisa. A maioria, 56%, afirmou que o comportamento do seu cão mudou durante a pandemia.

Os entrevistados forneceram vários detalhes sobre as mudanças: 254 pessoas disseram que os seus cães estão a agora a exigir constante atenção; 98 disseram que os seus cães andam constantemente atrás de si; 65 disseram que o seu cão ladra mais do que era normal, o que parece ter a ver com o acto dos seus donos se encontrarem mais tempo em casa. Setenta por cento dos entrevistados (70%) afirmaram que passam mais tempo em casa porque trabalham menos horas ou trabalham em casa, o que parece só ter efeitos parciais na saúde. 78% das pessoas entrevistadas disseram que não viram nenhuma mudança no apetite dos seus cães, mas 50% deles observaram mudança de comportamento do sono. 

Um representante do site que elaborou a pesquisa, ao comentar os seus resultados, disse que conforme muda o estilo de vida dos donos, o comportamento dos seus animais também muda. O facto dos proprietários caninos passarem mais tempo em casa pode implicar em mais stress para os cães, pelo que deverão prestar mais atenção ao bem-estar emocional e físico dos seus amigos de 4 patas, o que também os aliviará do stress provocado pela pandemia. Alguns entrevistados afirmaram que já tinham aumentado o número de caminhadas diárias para diminuir o stress dos animais e que não lhes estavam a dar excesso de guloseimas. Os donos impedidos de fazer longas caminhadas disseram que passaram a controlar o peso dos seus cães (os japoneses só sabem levar as coisas a sério). No nosso caso, Acendura, diante das mesmas circunstâncias, quem engordou foram alguns donos que estão irreconhecíveis, mas cujos nomes não revelamos para não sermos indiscretos e indelicados.

Sem comentários:

Enviar um comentário