segunda-feira, 29 de julho de 2019

“PARA TRÁS”, CORTE DE CORDA, AVANTESMA E AULA TEÓRICA

Pouco a pouco a carga horária começa a gerar os resultados esperados e foi isso que aconteceu neste último Sábado quando nos dirigimos à serra, onde o aproveitamento da classe rasou os 100 por cento e quase todos os binómios conseguiram funcionar com os cães em liberdade. O trabalho iniciou-se com exercícios de condução linear, com as trelas em cima dos ombros dos condutores e com estes a passar entre si uma altíssima bandeirola sem interrupção de marcha.
A Lexa, a Fila de S. Miguel que recentemente veio dos Açores, está a evoluir acima do espectável conforme testemunha a foto seguinte, onde é conduzida pela Svetlana com as mãos na nuca, minimizando assim a interferência da trela.
Depois destes exercícios, houve ainda lugar à transposição de uma vertical crua sem balizas, visando o aprimoramento técnico de cães e condutores a quem foi pedido celeridade nas acções e acerto nos comandos. Na foto seguinte podemos ver o desempenho do binómio Afonso/Lupa.
Tirando partido de uma parede como subsídio direccional, iniciámos o comando de ”para trás”, evolução que faz parte das acções de resgate dos binómios policiais e militares, quando a trabalhar isolados ou em grupo. Na foto abaixo podemos ver o desempenho do binómio Paulo/Bohr.
No mesmo trabalho e com a Jessy a filmar, podemos ver o desempenho do binómio José Maria/Mel, foto onde também ficou patenteada a alegria da CPA que recua a abanar a cauda, o que obviamente se deseja enquanto sintoma de bom entendimento binomial.
Mais empenhado do que lhe é habitual, vá-se lá saber porquê, o pequeno Tiago solicitou da Cosi o mesmo movimento, apesar da velha cadela resistir à novidade. Com paciência e muito carinho, a Cosi aceita todos os desafios que a sua idade consente e muitas vezes acaba por surpreender-nos.
Depois chegou a vez do corte de corda, capacitação que possibilita a libertação do cão, do dono e de terceiros através do comando “corta”. Neste trabalho evoluímos progressivamente das cordas mais finas para as mais grossas. Abaixo podemos ver o início deste trabalho pelo CPA Bohr.
A Doberman Lupa apreciou a novidade laboral e bem depressa abraçou a tarefa, mostrando de uma forma inequívoca a versatilidade que sempre acompanhou os Doberman.
E entusiasmou-se de tal maneira, que parecia um canivete de cortar corda, devido à velocidade com que a cortava e ao desejo de cortar ainda mais, disposição que justificadamente agradou ao Afonso.
Apesar dos dentes gastos pela idade, a Pitbull Cosi não deixou os seus créditos por mãos alheias, cortando de imediato todas as cordas que lhe foram apresentadas.
Depois de aprovado no trabalho inicial, pedimos ao Labrador Soneca que cortasse a corda que prendia os braços do seu dono, pedido que o cachorro satisfez prontamente.
Como o cachorro não mostrava sinais de saturação, pedimos-lhe depois que soltasse as pernas do dono, o que veio a acontecer sem dificuldades acrescidas.
Tendo em conta que o binómio mais antigo na escola é o constituído pelo Paulo e pelo CPA Bohr, pedimos ao cão que cortasse as cordas que prendiam as mãos do dono atrás das costas. Como seria de esperar, o Bohr venceu o exercício.
Também a Cosi quis soltar a sua dona e conseguiu, mostrando assim o amor que lhe tem e que não esmoreceu à medida que os anos foram passando.
Aproveitando a presença do Soneca continuámos a treiná-lo na imobilização à linha, tarefa onde se tem revelado um perfeccionista carregado de muita alegria e vontade de agradar ao seu dono.
Como importava operar a troca de alvos na CPA Mel e dotar o Soneca de maior instinto de presa, procedemos à construção de uma “avantesma” ligeira, tirando partido da boa vontade do Jorge. Terminámos os trabalhos matinais com este simulacro e fomos bem-sucedidos. Da parte da tarde procedemos à projecção de dois vídeos como reforço da matéria prática adiantada, um sobre a evolução técnica do binómio de resgate e outro relativo a uma exibição que efectuámos em São Domingos de Rana, no ano de 2005.
Participaram nos trabalhos os seguintes binómios: Afonso/Lupa; Jorge/Soneca; José António/Blaze; José Maria/Mel; Svetlana/Cosi; Svetlana/Lexa e Tiago/Cosi. Os fotógrafos destacados foram O José António e o Paulo, demos por falta do CPA Max e também da dona do seu homónimo.
Para a semana voltaremos com outros conteúdos de ensino, metas e objectivos, tirando partido de determinados ecossistemas que melhor servem os nossos propósitos. Boa semana para todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário