segunda-feira, 15 de julho de 2019

LEXA: MOMENTOS PARA MAIS TARDE RECORDAR

A LEXA é uma Fila de São Miguel com cerca de 2 anos de idade, vinda recentemente dos Açores, adquirida para um novo projecto de reprodução e distribuída ao Tomás Mendonça para efeitos de ensino, desafio que o jovem aceitou com alegria mercê da disponibilidade e aventura que adornam as suas poucas primaveras. Em pouco tempo tornaram-se amigos inseparáveis e a cadela já defende o seu mestre quando este se encontra a dormir e alguém lhe invade o quarto. Onde estiver o Tomás, aí se encontra a cadela! O rapazola tende a ser imediatista e há que refrear-lhe os ímpetos, resultando o ensino da cadela numa lição para a vida, já que saber esperar é uma virtude que os vencedores não devem desprezar. Não obstante, o jovem apanhou boleia no barco do pai e predispôs-se a ensinar a cadela a nadar junto a um banco de areia bem no meio de uma baía, tendo o cuidado de ampará-la de início, conforme testemunha a foto acima, largando-a depois para que o seguisse (foto abaixo).
Depois disso ensinou-a a nadar para o barco e a sair dele, tirando partido da cumplicidade que os une e que começa já a dar bons frutos. Na foto que se segue podemos ver a Lexa a retornar confiante ao barco debaixo da supervisão do seu condutor e amigo.
Bem mais depressa que o esperado, a Lexa aprendeu a saltar do barco para ir ter com o seu dono, aptidão que somada a outras que tem demonstrado, tornam o seu futuro auspicioso enquanto cadela de utilidade e matriarca.
Há que fazer justiça aos Filas de S. Miguel, não por terem lutado contra lobos que já não existem ou terem soltado redes que já ninguém lança, não por cobrarem a caça que há muito escasseia ou guardarem o gado eclipsado dos nossos campos, mas por continuarem a ser extraordinários cães de trabalho e para o trabalho, amigos e companheiros do presente que a história não engoliu e que a fazem dia após dia ao nosso lado. Mas se os Filas são assim, porque poucos os conhecem e são tão pouco utilizados?
Como do ponto de vista operacional não vemos qualquer entrave que afaste o Fila de S. Miguel dos diversos fins esperados dos cães, quer eles sejam civis, policiais ou militares, a pergunta só poderá ser endereçada aos seus criadores, porque eles melhor que ninguém saberão quais as causas do seu insucesso. Entretanto, aproveitamos a ocasião para dizer que o actual Fila dispensa qualquer bastardia com cães de outras raças, já que é um produto acabado e por demais excelente para as mais diversas investiduras ou incumbências.

Sem comentários:

Enviar um comentário