quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

MAIS UM “CONTO” DA ADORÁVEL CHINA

Eu cresci a ler os livros de Pearl Sydenstricker Buck, nascida Pearl Comfort Sydenstricker, escritora norte-americana que ganhou o Prémio Pulitzer de Ficção de 1932 e o Prémio Nobel da Literatura em 1938, em cujas obras descrevia a China e os chineses como um país místico e gente adorável. Pouco a pouco fui vendo que a China e os chineses nada tinham a ver com os relatos de Pearl Buck e a cada ano que passa mais me desiludem.
A última que me chegou da China veio pelo “Mirror” on-line, onde fiquei a saber de um acto bárbaro perpetrado por um chinês do município de Xiong, na Província de Hebei, no Norte da China.
O dito chinês, cujo nome não foi revelado, decidiu comprar um galgo para competir numa importante corrida, apostando forte no animal na esperança de ganhar. Infelizmente o Greyhound não ganhou a corrida e o homem acabou por perder uma quantia avultada.
Revoltado e querendo vingar-se, o mau apostador espancou o cão até à morte, gravando num vídeo a sua selvajaria com os seguintes dizeres: “Oiçam donos de cães, se o seu cão não for bom o suficiente, coma-o” e “Perdeu a corrida, então agora [eu vou] comer a sua carne.
O horrível vídeo acumulou quase cinco milhões de visualizações desde que surgiu online. Os usuários chineses das redes sociais, que não compreenderam o “pragmatismo” daquele mau perdedor assassino, manifestaram-se furiosos, chamando-o de “cruel” e “ganancioso”.
E como tudo se passou na China, cujas leis não protegem pequenos animais como gatos e cães dos maus-tratos infligidos pelos seus donos, é bem provável que o homem não venha a sofrer qualquer punição. Não restam dúvidas: a China descrita por Pearl S. Buck era bem melhor do que a actual!

Sem comentários:

Enviar um comentário