quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

UM ENSANGUENTADO NATAL BRANCO

 

Há medida que caminhamos para o fim do ano as desgraças não tardam a aparecer, como se a época festiva servisse apenas para suavizar o mal que se abate sobre nós. Uma equipa de cães do antigo condutor de Iditarod (1), Jim Lanier, foi atropelada por um condutor de limpa-neves na tarde de segunda-feira, matando três cães. A colisão aconteceu na segunda-feira ao longo da auto-estrada Denali, perto do distrito de Cantwell, no Alaska – um local de treino popular para equipas de trenós puxados por cães durante o inverno – segundo confirmou o director da corrida de Iditarod, Mark Nordman, na manhã de ontem, terça-feira 12 de dezembro de 2023. Mike Parker, um dos condutores do Canil Northern Whites de Lanier, confirmou numa postagem no Facebook, na tarde de ontem, que ele era o operador do trenó puxado por cães que foi atingido. Parker disse que três cães morreram no acidente e que outro partiu o fémur e recebeu tratamento numa clínica veterinária de Wasilla. Parker competiu na Alpine Creek Excursion Race, um evento de 64 milhas que foi disputado no sábado de Cantwell a Alpine Creek Lodge, acabando em quinto lugar geral individual. Parker disse que a corrida de sábado foi apenas uma das muitas programadas para esta temporada, enquanto ele trabalha para se classificar para sua primeira corrida de cães de trenó em Iditarod Trail. “As palavras não conseguem descrever o quão importantes e significativos são estes animais para mim e para os Laniers.

Quanto aos cães fatalmente atropelados, todos eles foram líderes fantásticos que competiram em Iditarod, venceram o Kobuk 440 e brilharam em inúmeras outras corridas…”, escreveu Parker. “Como companheiros eles eram meigos, gentis e cheios de personalidade. Eles realmente personificaram o espírito do Alasca e viverão através de seus companheiros de equipa no meu coração.” A Polícia Estadual do Alasca disse que o motorista da máquina limpa-neves parou para ajudar e foi contactado pelos investigadores. Os polícias disseram que o álcool não parece ser um factor na colisão até ao momento, e nenhuma prisão ou citação foi feita. É pelo menos a segunda colisão mortal entre uma máquina de neve e uma equipa de trenó puxado por cães no espaço de um mês, após um relato de que uma das equipas do cinco vezes vencedor do Iditarod, Dallas Seavey, foi atingida por um piloto de máquina limpa-neves em 17 de novembro, matando dois cães.

O Natal deste ano para o octogenário proprietário dos cães, também ex-musher, e para o musher que os viu morrer de modo tão estúpido, não deixará de ser branco, mas será sempre recordado como um Natal ensanguentado, porque a relação do musher com os seus cães é profunda, afectiva e recíproca, ao ponto se constituírem numa unidade, num bloco autónomo rumo ao mesmo destino, onde importa que todos lá cheguem. Por tudo o que passam e vencem juntos, mais do que meros animais de estimação, os cães do mushing são família para quem os habilita e conduz!

PS: visando a polivalência canina, a sua participação em missões de socorro e outras excepcionais, todos os cães, desde que tenham condições para isso, deveriam aprender a traccionar.

(1) A Iditarod Trail Sled Dog Race é uma corrida anual de trenós puxados por cães que é disputada por equipas, numa extensão de 1.049 milhas e com uma duração de 9 a 15 dias no trajecto Anchorage-Nome, no Alasca. A corrida começa no primeiro sábado de março.

Sem comentários:

Enviar um comentário