quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

O MAU HÁBITO DE MATÁ-LOS SEM OS OUVIR

 

A polícia do Condado de Miami-Dade, no estado norte-americano da Califórnia, anunciou que um cão possivelmente matou o seu dono depois deste ter sido encontrado com marcas de dentadas dentro de uma casa em Kendall, anteontem, terça-feira, dia 19 de dezembro de 2023. A Polícia e o Controlo de Animais de Miami-Dade acorreram a uma casa na Southwest 104th Street e 127th Avenue por volta das 19h00. De acordo com a polícia, um amigo da vítima, que não tinha dela notícia desde domingo, deslocou-se à casa desta para se inteirar do que se estava a passar e encontrou o homem já cadáver na garagem. Quando as autoridades chegaram ao local, encontraram o corpo da vítima com o que pareciam ser várias marcas de dentadas de cão e identificaram-na como sendo Alexandre Andres Torres, de 29 anos.

Não se sabe há quanto tempo o cadáver de Torres se encontrava ali e o que poderia ter levado o cão a atacá-lo. "É difícil dizer entre domingo e agora. Quando isso ocorreu? Aconteceu esta manhã, ocorreu ontem? Ele está lá há um dia? Não sabemos", disse o porta-voz da Polícia de Miami-Dade, Álvaro Zabaleta. Um vizinho disse que Torres morava sozinho na casa com o cão. A causa oficial da morte ainda não foi determinada pelo médico legista. O controlo de animais retirou o cão do local e entregou-o aos cuidados do Animal Services. Funcionários do Animal Services confirmaram que o cão é uma mistura de terrier. “Independentemente da raça do cão, esta é uma circunstância muito infeliz”, disse o Detective André Martin da polícia de Miami-Dade. “Acredito que esta não seja uma circunstância que qualquer dono de animal de estimação espere encontrar ao possuir um. As nossas condolências vão para a família da vítima”.

Desconheço pura e simplesmente a causa deste ataque canino, já que não é minha especialidade fazer juízos temerários, muito embora seja capaz de alvitrar para mim mesmo algumas hipóteses. Geralmente em casos destes, é comum proceder-se ao abate dos cães como se eles fossem os únicos culpados pelo sucedido, não tivessem agido em sua defesa, não pudessem ser instrumentos de outrem ou condicionados para aquela situação em particular. A morte dos cães é a solução mais fácil e todos parecem conformar-se com ela. No entanto, por detrás destas mortes, muitos crimes poderão ficar encobertos e muitos culpados inocentados. Particularmente em casos desta gravidade, antes das autoridades procederem ao abate dos animais, os tribunais deverão solicitar a um especialista em comportamento animal uma análise comportamental dos cães envolvidos, no intuito de melhor esclarecer os factos que possibilitam o apuramento da verdade. Cães mortos não falam, mas vivos têm muito a dizer a quem os consiga compreender!

Sem comentários:

Enviar um comentário