quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

OKLAHOMA: PASSAR O NATAL NO HOSPITAL

 

Na cidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, o s proprietários dos cães que atacaram uma mulher durante um passeio no seu bairro na última sexta-feira, dia 22 de dezembro de 2023, poderão enfrentar sérias consequências, já que a vítima passou o Natal no hospital e irá enfrentar uma longa recuperação. Esta mulher, esposa de Hilario Reyes, foi atacada por uma matilha de cães dias antes do Natal. Três dos que a atacaram já se encontram ao cuidado do Oklahoma City Animal Welfare, que disse que os seus proprietários poderão enfrentar acusações perigosas face ao ataque dos animais.

“Ela estava a sangrar, tem dois ferimentos e danos nos nervos, também pequenas feridas ao longo dos braços”, disse Hilario Reyes, cuja esposa foi atacada pelo cães. Reyes disse que a sua esposa estava a andar para ir pagar uma conta quando foi atacada pelos cães na esquina da SE 49th com a Lindsay Avenue na última sexta-feira. Como ela não voltou para casa naquela noite, a preocupação instalou-se. Reyes tentou ligar-lhe, mas não obteve resposta. Só quando ele participou o desaparecimento da mulher na véspera de Natal, é que ficou a saber que ela tinha sido levada para o hospital.

Hilário Reyes disse que já tinham sido feitos apelos anteriores para o bem-estar animal relativos a cães perigosos naquela área. Ontem, quarta-feira, dia 27 de dezembro de 2023, o bem-estar animal confirmou que recebeu ligações da vizinhança. “Neste momento, não temos a certeza se essas chamadas diziam ou não respeito aos cães envolvidos”, disse Jon Gary, superintendente de bem-estar animal do OKC. Após o ataque de sexta-feira, o bem-estar animal disse que assumiu a custódia dos três cães. De acordo com a lei de Oklahoma, o dono de um cão agressivo que morde ou ataca pode apanhar até um ano de prisão e uma multa de US$ 5.000. Os cães ficarão em quarentena durante 10 dias. A mesma entidade disse que ainda está a tentar entrar em contacto com os proprietários dos cães. Todavia, se ninguém se apresentar, ela assumirá a responsabilidade pelos animais. “Eles (os cães) tornar-se-iam nossos de qualquer maneira a partir daquele momento. E então nós os avaliaríamos e tomaríamos uma decisão sobre o que fazer com eles naquele momento”, disse Gary. Reyes disse ao News 4 que a sua esposa ainda está na UTI, mas que está a começar a andar e a recuperar-se para sair do hospital. Como já vem sendo hábito nestes e noutros casos, foi aberta uma conta no Go Fund Me para fazer face às despesas hospitalares e demais tratamentos.

PS: Para um estado que ainda não baniu a pena de morte, Oklahoma mostra-se demasiado permissiva no que diz respeito à repressão e punição dos ataques caninos, que a meu ver parecem desfasadas da realidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário